5 dicas de como entreter crianças em uma viagem de carro

Sempre quando viajamos de carro, planejo sair em um horário onde a probabilidade de pegarmos trânsito é baixa. Pegar engarrafamento sozinho já é algo totalmente insuportável, imagina então com crianças? Pois é.

Em nossa última viagem pegamos 7 horas…SETE! O tempo normal seria de 4 horas, mas por causa do trânsito ficamos presos na estrada durante todo esse tempo. A culpa é minha, pois acabei esticando mais a nossa saída. E como eu gerei esse desconforto, a missão em amenizar essa via sacra seria minha.

Segue 5  dicas de como entreter crianças dentro de um carro por horas e horas.

1. IMAGINAÇÃO

É meio óbvio, mas a imaginação é primordial para que possamos criar brincadeiras e passatempos em uma viagem. A dica que dou é usar os elementos da estrada: placas, árvores, animais em pastos, pássaros, flores, cores e placas de carro. Como estávamos com um Peugeot 2008, tivemos um plus que é o Teto Panorâmico. Com ele meus Padawans puderam ter uma nova visão e, assim, conseguimos nos distrair por alguns bons minutos.

Por exemplo, antes de entrarmos em túneis chutávamos quantas luzes ele teria no teto. Com o Teto Panorâmico conseguimos contar mais facilmente e ganhava quem chegava mais próximo.

Outra  brincadeira que faço sempre é achar o carro amarelo. O primeiro que encontrar, fala AMARELO. Ganha quem chegar primeiro no 10. Procurar vacas ou cavalos nos pastos também ajuda, pois os moleques ficam vidrados procurando esses animais.

2. SISTEMA DE ENTRETENIMENTO

Vale tudo aqui! Smartphones, tablets, sistema bluetooth de audio. Sempre quando vamos viajar, faço uma playlist das músicas que eles gostam. Aí só jogar na caixa de som do carro e curtir com eles as músicas. Tablets ajudam muito também. Como é possível assistir offline pelo Netflix, baixamos filmes, desenhos e animações que eles gostam. Como o Peugeot 2008 tem saída de USB e também adaptador 12v, bateria não é problema. Quando está acabando, basta conectar e pronto!

3. HISTÓRIAS

Chegou em um certo momento, que eu pulei para trás do carro e mesmo com as duas cadeirinhas, estava confortável ficar no meio delas! Me surpreendi com o espaço do carro. E quando eu estava ali, ficou mais fácil interagir com meus filhos e comecei a criar histórias para entrete-los. Acho que conto bem, pois em 15 minutos ambos estavam desmaiados.

Levar livros com imagens ajuda muito também a criamos histórias. E se você não sofre de motion sickness (cinetose), ler para os Padawans ajuda muito a passar o tempo.

4. LANCHES E ÁGUA

Para evitar paradas precisamos levar lanches e água em qualquer viagem, até mesmo nas mais curtas. O ideal é biscoito de polvilho, banana, maçã e garrafas de água. Quando bater a fome e sede, está tudo ali nas mãos e a viagem acaba não sofrendo atrasos.

Temos aqui malinhas térmicas e aqueles produtos que vendem em farmácia para colocamos no freezer. Aí usamos isso na base das malinhas para manter tudo geladinho.

5. PACIÊNCIA

Bem, essa é a dica mais importante. Sem paciência, a viagem torna-se um martírio. O que pode funcionar com o meu filho, necessariamente pode não funcionar com o seu. E vice-versa. Então precisamos estar abertos, SEMPRE, a novas ideias e também irmos nos adaptando. Conhecer o que nossos filhos gostam é primordial para que possamos entrete-los. Por isso a importância de estamos sempre brincando com eles, fora ou dentro do carro, para sabermos seus gostos.

Bem, fica então minhas 5 dicas de como passar 7 horas dentro de um carro. E você, tem alguma? Compartilhe conosco!

Imagens via https://www.shutterstock.com/

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar