Alimentação saudável é um tema que anda em pauta por aí, não por acaso, pois nossa população anda importando o estilo junkiefood de se alimentar de outros países e arrasando a própria saúde e das gerações futuras, que dependem inteiramente de nós, adultos.

As famílias em geral perderam o hábito de preparar suas refeições em casa e optam cada vez mais pela comida vendida pronta e embalada.

*Não estou aqui pichando nenhuma rede de fastfood, ok?! Esclarecido isso, voltemos ao tema.

A questão é que as comidas vendidas prontas para consumo rápido contém aditivos, conservantes em quantidades absurdas de gordura, açúcar, sódio e em contrapartida é pobre em nutriente. Eu não sou especialista em nutrição (e luto pra reeducar meus hábitos alimentares), pediatra ou qualquer coisa do tipo, mas sou alguém que repara em como as crianças hoje em dia não conseguem reconhecer um legume quando o vê, isso por que nunca foram apresentados aos tais. E aí eu pergunto, se você não conhece como vai querer comer? A lógica funciona para muitas coisas e se você não apresentar ao Padawnan uma alimentação saudável, ele nunca saberá o que é e sempre resistirá à futuras tentativas de apresentação, uma vez que estiver acostumado à “comida de embalagem”.

TEDTalks_ Jamie Oliver - Ensinar alimentação a todas as crianças - YouTube

O movimento para a volta às origens de uma alimentação saudável ainda é tímido, mas pode ganhar força começando com cada um de nós. Os benefícios serão apenas nossos e isso pode ser medido em qualidade e anos de vida para menos ou mais. A escolha é nossa.

Em 2010, Jamie Oliver, famoso chef de cozinha, falou ao TED sobre apresentar uma alimentação aos pequenos e deu dados interessantes do que temos vivido. Confira: