A fanpage do Humaniza as Redes postou uma imagem onde defende que a expressão A A Coisa Está Preta é racista.

A coisa está preta racismo

Fiquei curioso e fui atrás da origem dessa expressão. Segue:

A cor preta simboliza algumas das piores coisas, entre as quais se encontra o luto. Segundo Luís da Câmara Cascudo, no entanto, o luto negro só tomou maior popularidade em Portugal no séc. XVI. Antes o burel (branco) competia com o dó (negro) como cores dedicadas ao luto.

 

Nas antigas missas de sétimo dia quem não possuía preto ia de branco. Acreditamos ter nascido daí a expressão a coisa está preta, pintadinha de branco. Supõe-se uma situação ainda pior do que aquela em que a coisa está preta, pois carrega o agravante da pobreza, que impossibilitou a compra de um luto, ou seja, da roupa de cor preta.

Costuma-se dizer também que a coisa está ruça, equivalendo à coisa está preta. Ora, também o ruço supõe o preto e o branco. No mínimo, é um preto desbotado. Tratando de roupa, a cor desbotada supõe um longo uso, e, neste caso de luto, o prolongamento de uma situação muito desagradável.

 

A coisa, o estado-de-coisas ou a situação está ficando preta quando as pessoas enlutadas começam a se aglomerar. É uma imagem visual do indesejável, do que é ruim. O preto talvez tenha predominado com o sentido de luto a partir do séc. XVI, conforme vimos, por analogia à situação miserável da escravidão imposta aos africanos negros a partir daquela época na Europa e transportados, posteriormente, para o Brasil.

Esses dias no Twitter me disseram que eu não posso opinar se algo é racista ou não pois eu sou branco. Preferi não discutir.

Então Jovens Padawans, vocês consideram a expressão A Coisa Está Preta como racista ou o mundo está abusando do politicamente correto?

via