O Padawan tem prova de matemática nessa semana e já estamos pegando pesado nos estudos. Interessante que hoje em dia a forma que eles fazem a multiplicação é totalmente diferente da forma que eu fazia. Tive de entrar em uma curva de aprendizado para poder entender a parada.

Porém falo disso em um outro post.

Bem, vai cair na prova algo que achava totalmente inútil: saber interpretar relógio analógico. Eu pensava, para que isso, gente? Hoje todos os relógios são digitais. Aqui em casa temos o do microondas, no aparelho da TV a Cabo e no pulso (uso um Apple Watch Series 4). Então qual o sentido das crianças aprenderem a olhar o relógio analógico?

Pesquisando um pouco sobre isso, descobri algo importante: o relógio analógico ensina às crianças que o tempo está em movimento e dá o deslumbre do presente, passado e futuro.

A professora acadêmica Leslie Josel* sempre dá aos pais este conselho: Pendure um relógio analógico em todos os quartos em que seus filhos passam tempo, incluindo o banheiro (e se você tem um adolescente, definitivamente coloque um no banheiro).

“O problema com o digital é que ele só lhe dá uma horário – o presente. Não podemos ver o que veio antes ou quanto tempo você ainda tem.”

Com um relógio analógico (especialmente um com ponteiro de segundos), as crianças podem visualizar a passagem do tempo à medida que isso acontece, tornando-as mais conscientes desse momento em relação ao passado e ao futuro. Pode dar-lhes uma ideia de quanto tempo leva para concluir certas tarefas – digamos, lavar a louça ou fazer a lição de casa – e planejar de acordo. Ver o tempo como uma torta de uma hora também pode ajudá-los a dividir os projetos em tarefas menores de forma mais intuitiva.

Quanto ao tipo de relógio analógico que você deve colocar em sua casa, mantenha-o simples. Escolha um que seja grande e fácil de ler. Depois de pendurar os relógios em toda a sua casa, converse com seus filhos sobre o tempo e faça isso com frequência. Faça perguntas como: “Se precisarmos estar lá às duas e levarmos 15 minutos para chegar lá, a que horas deveríamos estar fora da casa?”.

Quanto mais os seus filhos “verem” o tempo, melhor eles poderão se mover com ele. E isso é uma habilidade que eles sempre precisarão, independentemente dos novos dispositivos digitais que terão no futuro.

Mudei meu relógio e agora se o Padawan quiser ver as horas, será assim

Bacana, né? Ver o tempo é fundamental para que possamos controlá-lo. Irei dar uma atenção especial ao relógio analógico de parede e irei colocar uns em casa. Quem sabe assim o Padawan começa a fazer as suas lições sem que precisemos mandar ;).

Imagens via https://www.shutterstock.com