A origem do Esqueleto é fantástica!

Estreou mês passado na Netflix The Toys That Made Us. Nesse documentário, conhecemos a história da criação do universo dos action figures, os bonequinhos. Star Wars, Barbie, He-Man são temas de alguns episódios e te garanto que The Toys That Made Us é sensacional e vale assistir.

No episódio do He-Man tem uma passagem que achei fantástica e coincidentemente hoje vi um texto sobre isso e quero compartilhar com vocês. É sobre a criação do Esqueleto, o vilão do Mestres do Universo – He-Man.

Esse texto abaixo é do Ricardo Bittencourt e ele se aprofundou um pouco mais que a série no Netflix. Então, vale MUITO a leitura.

Elmer McCurdy, o Esqueleto

Consta que em 1911, no finzinho do velho oeste, um certo Elmer McCurdy roubou um trem e levou 46 dólares e umas garrafas de birita. Os xerifes foram atrás e pipocaram o Elmer.

Nenhum parente veio pedir o corpo, então o cara da funerária embalsamou o Elmer e cobrava ingresso para ver “o corpo do ladrão de trem”. Ele ganhou uma graninha, até que um primo dele reconheceu o parente e pediu o corpo.

Mas o primo não era primo nenhum, era um dono de circo. Ele pegou a múmia do Elmer e colocou em exposição como parte do circo. Também ganhou um bom dinheiro, até que morreu, e a múmia do Elmer foi parar em um depósito.

Naquele depósito, a múmia foi encontrada pelo dono do museu de cera de Hollywood, que colocou a múmia em exposição. A essa altura a múmia já tinha endurecido e virado lenda, ninguém sabia mais se a múmia era de verdade ou não. Ela ficou em exposição no museu de cera por vários anos, até que eventualmente ficou feia demais para mostrar em público.

A múmia do Elmer foi vendida novamente, dessa vez para um parque de diversões em Long Beach (Califónia), onde ele virou um dos bonecos assustadores no trem fantasma.

E por lá ficou mais alguns anos, até que foi descoberto pelo Homem de Seis Milhões de Dólares (!). A produção do seriado foi filmar um episódio no parque de diversões, mas enquanto moviam os bonecos de lugar para acertar a cena, o braço do Elmer caiu, e eles viram que tinha ossos de verdade naquele boneco.

Não era boneco, era múmia! Chamaram a polícia e finalmente o Elmer foi enterrado. Sua lápide diz “morto em 1911, enterrado em 1977”, e colocaram 60cm de concreto em cima do caixão que era para ninguém mais incomodar o coitado.

Mas isso não é tudo! Enquanto o Elmer era boneco no trem fantasma, muitas crianças se assustaram com aquele boneco realista (pudera, não era boneco, era múmia mesmo).

Uma das crianças traumatizadas eventualmente virou designer de brinquedos para a Mattel, e certa vez teve que bolar um vilão assustador para uma nova linha que estava para ser lançada. A coisa mais assustadora que ele tinha visto na vida era aquele boneco bizarro no parque, e daí ele teve a inspiração para criar o vilão Esqueleto, o mesmo que atormentava o He-Man todo dia nos anos 80 (!)

Mais sobre o Elmer McCurdy