Já vi algumas vezes pais e mães postando fotos dos seus filhos usando um tal de colar de âmbar. Ao ler as postagens, o tal colar parecia milagroso! Ele é responsável por:

  1. Acalmar as crianças;
  2. Tranquilizar e aliviar os sintomas na fase da dentição;
  3. Reduz os processos inflamatórios de gengiva garganta e ouvidos
  4. Tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias;
  5. Estimula e melhora o sistema imunológico, auxiliando na recuperação mais rápida de gripes e febres.

UAU! Praticamente a Pedra Filosofal que tanto o Voldemort queria, pensei. Como uma resina de árvore que foi submetida a altas pressões e temperaturas conseguia ter esse poder? Fiquei maravilhado com as propriedades mágicas dessa Jóia do Infinito, mas deixei para lá e acabei esquecendo que o colar de âmbar existia.

Ontem, dia 18/07, a Samantha Martins falou sobre o colar de âmbar e resolvi ir mais a fundo para entender o que se passava com essa bendita resina. E a conclusão que cheguei? Ela serve apenas para ser o enredo central do filme Jurassic Park e fazer você gastar dinheiro.

ambar jurassic park
O âmbar que deixou intacto um mosquito pré-histórico

Em seu blog, a Samantha Martins detalha, cientificamente e com inúmeras fontes, que os poderes do colar de âmbar não passam de crença popular que foi impulsionado por celebridades usarem em seus filhos. A maioria das pessoas que defendem o uso desse colar adotam de total nonsense pseudocientífico para justificar seus poderes! Não tem NADA comprovado que o colar de âmbar tem propriedades medicinais, energéticas e magnéticas.

É tudo marketing para vender uma resina de árvore que custa, por baixo, R$ 150,00.

Mas Nerd Pai, eu li que o colar de âmbar contém uma substância analgésica chamada ácido succínico, você pode argumentar. De fato, ele tem! Tanto que succínico significa âmbar em latim. Se a pessoa não cai na conversa de colares mágicos, pode cair aqui.

bebê com colar de âmbar
Crédito Inna Reznik – Bebê Usando Colar de Âmbar – https://www.shutterstock.com

O ácido succínico é usado em vários remédios (*), mas não tem nenhum estudo científico que comprove sua eficácia como analgésico. O succínico serve como aromatizante e neutralizante e um bom exemplo do seu uso é no Cebion, aquele efervescente que irá fazer você fazer um xixi mais caro. E se duvida que ele é aromatizante, faça um teste: queime um âmbar e sinta o perfume que ele exala. Pois é.

Mais alguns detalhes sobre o succínico:

GEOGRÁFICO

Não é todo âmbar que contém ácido succínico. Alguns estudos apontam que apenas o âmbar da região do Mar Báltico possui a substância. Ou seja, aquele colar de âmbar que você pagou R$ 59,99 na promoção, certamente não é dessa região.

QUÍMICO

Vamos supor que você acredita realmente que o ácido succínico tem poderes analgésicos. Sabia que esse ácido só derrete a uma temperatura de 187ºC? Ou seja, seu Jovem Padawan, mesmo com uma febre de 41ºC, não será capaz de se beneficiar com o ácido succínico (só se ele for o Zezé, né?). Porém esse ácido é moderadamente solúvel em água! Olha lá, se seu filho estiver suando pode ser que ele receba uma dose do ácido succínico! Mas de quanto será essa dose? Como disse a Samantha Martins, não há um controle para a dose absorvida.

zeze-os-incríveis-pegando-fogo
Se bem que o Zezé iria derreter o colar de âmbar todinho…

Então pais e mães, por favor, vamos deixar a pseudociência para lá e acredite em estudos científicos! Até aceito que funcionou para você, para sua vizinha, para o seu irmão e para a sua tia. Porém esses relatos são evidências anedóticas e não tem valor científico nenhum. E para não deixar esse post enorme, nem vou entrar na questão da dissonância cognitiva!

Reforçando: o colar de âmbar não tem efeitos comprovados pela ciência moderna e se você usa em seus Padawans por causa disso, sinto informar que jogaram dinheiro fora.

Porém se você usa por questões estéticas, vale dar uma lida no que a Samantha Martins escreveu em seu post. Através de alguns tópicos (Segurança, Higiene e Autenticidade do Âmbar) seus filhos poderão usar o colar de âmbar com segurança. E se for usar por causa dos seus poderes mágicos, por favor, invista a grana desse colar em uma consulta médica e em remédios.