Muitos professores,reabilitadores, fonoaudiólogos e educadores pelo mudo estão usando iPads como ferramenta para que possam alcançar Padawans com autismo. E os resultados são maravilhosos.

Isso se dá por causa do tamanho do iPad, pois crianças com autismo não tem desenvolvido a coordenação fina (como no iPad os ícones e os aplicativos são maiores fica mais fácil para eles usarem) e pela usabilidade dos aplicativos eles conseguem contornar os principais problemas do autismo:

  • Interação Social: Os pais e irmãos começam a “brincar” juntos pois os aplicativos incentivam essa interação;
  • Comunicação: as crianças conseguem se comunicar melhor ao usar iPad pois são incentivados a isso;
  • Comportamento: Compartilham seus interesses e diminuem o comportamento repetitivo.

Autismo, iPad e 02 de abril - O que tudo isso tem em comum?

Existe vários aplicativos que os educadores usam para ajudar os Padawans com autismo. Segue uma pequena lista:

Proloquo2Go – Este aplicativo fornece uma solução de comunicação “aumentada” e alternativa para crianças autistas que têm dificuldade em falar.

Grace – O Grace ajuda crianças com autismo e com outras condições que interferem na habilidade de se comunicar. Essa ajuda ocorre através da construção de frases a partir de imagens relevantes para formar frases

iCommunicate para IPAD – Se o seu filho sofre de autismo ou déficits visuais então este app é para você. Ele permite que você crie fotos, flashcards, storyboards, rotinas, horários e informações audio-visuais personalizadas em qualquer idioma

First Then Visual Schedule – O aplicativo permite que você crie listas de pistas visuais que fornecem suporte ao comportamento através do uso de imagens que mostram acontecimentos diários (ou seja, rotina matinal), ou passos necessários para completar uma atividade específica (isto é, usar o banheiro)

iConverse – É um aplicativo do iPhone e iPod touch que funciona como um sistema de comunicação por troca de figuras (PECS) projetado especificamente para autistas e pessoas com outras deficiências de comunicação.

E hoje, dia 02 de abril, é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Sim, conscietização, pois ainda existe muito preconceito e a informação é a arma para acabar com isso.

Autismo, iPad e 02 de abril - O que tudo isso tem em comum?

Acesse RevistaAutismo.com.br/DiaMundial e compartilhe nas Redes Sociais essa causa.

Via, via e via