Você se lembra de quando era criança e gostava de passar um tempo com amiguinhos brincando em frente de casa ou construindo coisas novas em vários lugares que ainda não tinham casas ou carros para atrapalhar?

Bom, se você morou em uma cidade pacata, pode ser comum lembrar disso e ainda ter tido alguns brinquedos populares na infância para ajudar a ter uma vida mais divertida.

Mas, atualmente, o que mais vem crescendo em ambientes familiares é a opção de adotar um animal de estimação.

Por mais que seja difícil manter filhos e animais de estimação na mesma casa, tanto no quesito financeiro quanto organizacional, os benefícios são inúmeros.

Nesse momento, você deve estar se perguntando: quais são os benefícios de ter os dois na mesma casa? Confira a seguir!

Desenvolve companheirismo e responsabilidade

De acordo com a matéria do G1, crianças que convivem com animais de estimação são mais afetivos e lidam melhor com as regras do convício, importância de cuidar do outro e respeito.

Dependendo das tarefas e brincadeiras que você delegue ao seu filho, fica ainda mais fácil dele se tornar responsável com quem depende dele – o que é uma grande lição de vida.

Melhora na saúde

Os animais de estimação ainda ajudam em outra parte fundamental para você que é pai: na saúde dos seus filhos.

Existe um anticorpo que fica presente nas mucosas do seu filho e evita que bactérias e vírus se proliferem chamado de imunoglobulina A. Quando em contato com os animais, os níveis desse anticorpo aumentam e fortalecem o sistema imunológico.

Aprende a lidar com momentos

Você que é pai deve saber que muitas vezes está cansado por conta de uma rotina de trabalho e problemas para resolver quando, de repente, seu filho acha que é o melhor momento para brincar.

Sabemos que ele não é um adulto e não entende muito bem que nem sempre é possível estar disponível para brincadeiras e que existem momentos inoportunos para isso.

Ao ter um animal de estimação, essa mesma indisponibilidade pode acontecer com o seu filho, fazendo com que ele aprenda na prática a lidar com os momentos.

Descobre como lidar com ciúmes

Já reparou que quando um bebê entra pra família, por mais que o irmão goste dele e ache fofo, um dos sentimentos mais comuns é o ciúme?

Muitas vezes, as crianças não sabem lidar com esse sentimento, o que é prejudicial aos pais, já que muitas vezes eles terão que compartilhar o tempo com outras pessoas além dos filhos.

Tendo um animal de estimação desde cedo, fazendo parte da rotina da família, a criança começa a lidar melhor com esse sentimento e descobre que é comum sentir ciúmes, mas que isso não deve tomar conta dela.

Por isso, é importante que os pais façam com que o animal seja parte da rotina, mas que não tire o lugar do filho em momentos importantes, caso contrário pode aumentar os problemas.

E aí, já descobriu se esse é o momento certo para ter um pet em casa e oferecer esses benefícios ao seu filho? Qualquer dúvida, deixe nos comentários.