Em francês tem uma palavra que não existe tradução para o português: bêtise. No pé da letra podemos até traduzi-la como loucura, bobeira. Porém ela é muito mais ampla que isso. Bêtise e um pequeno ato de desobediência que os Padawans cometem em um local indicado. A bêtise é a maneira dos Padawans desafiarem o mundo. Ora, já colocamos tantos limites que uma pequena transgressão irá fazer eles se sentirem livres!

E é a bêtise não está sendo mais tolerada  hoje por causa do politicamente correto que impregnou desenhos, músicas e até mesmo piadas. E é por essa razão que deixo e incentivo o Padawan a assistir um desenho dos estúdios Disney XD, o Kick Buttowski: Um Projeto de Dublê.

Kick Buttowski

O desenho conta a história de um Padawan radical! Kick Buttowski (se você não percebeu, o nome dele faz uma brincadeira com o adjetivo “chutar bundas”) ama esportes radicais e faz qualquer coisa para poder andar de skate, bicicleta e até com aquele esporte que não lembro nome e que usam um caminhão e tal.

A Fá quando viu o desenho ficou horrorizada! NÃO DEIXE ELE ASSISTIR ESSE KICK!!! Eu calmamente expliquei que não tem problema nenhum, pois é um desenho que brinca, e muito, com o politicamente correto e ele precisa disso. Ele precisa aprender algumas transgressões para que possa se sentir livre. Ele precisa praticar algumas bêtises.

Em um dos episódios, Kick e o  irmão mais velho começam a brigar. Quando o Kick é imobilizado, o irmão dá o golpe fatal: solta um pum na cara dele que faz até sair lágrimas dos seus olhos. Nunca vi o Padawan rir tanto! Ele pedia para repetir a cena várias vezes! Depois de quase morrer de rir, ele virá e fala:

Pai, eu quero um irmão para poder fazer isso!

Filho, quando você tiver um irmão você poderá fazer isso. Mas se tiver uma irmã, não, ok?

Ok, Pai…ai ai, eu adoro o Kick Buttowski!

Quem tem irmãos sabe que a pegada é essa mesma. Quantas vezes eu não fiz coisas piores com os meus três irmãos mais novos? A questão aqui é ensinar que esse tipo de bêtise se pratica apenas em casa e com certo limite! Não quero o Padawan um robozinho sentado no sofá assistindo desenhos e/ou filmes politicamente corretos. A educação quem dará somos nós e não a televisão!

É fundamental dar limites firmes para os nossos Padawans. Imagine uma moldura de um quadro em branco. O espaço entre as molduras é o espaço onde os Padawans irão crescer. Eles sabem que a moldura é o seu limite e NADA irá fazer eles atravessarem. Isso se chama EDUCAÇÃO.

E não será um desenho, um filme, que irá quebrar essa moldura, certo?