A birra dos Jovens Padawans é algo que tira do sério TODOS OS PAIS. Fora a vergonha que ficamos em muitos lugares por causa delas. Porém aprendi algo interessante sobre a birra: ela é resultado da nossa evolução e, sem ela, possivelmente não estaríamos aqui hoje.

Padawan Thor Birra
Padawan fazendo birra….sorte que ele não é o Thor, pois eu teria tomado um raio no meio das fuças nesse dia

Seguinte, quando nasce um Padawan, todas as ligações cerebrais ainda não foram feitas. Elas irão ainda se desenvolver até uns 06 anos de idade. Então com a ausência dessas ligações neuronais, a atividade no cérebro dos Padawans ocorrem nas partes inferiores do cérebro, onde é localizado a parte mais primitiva do ser humano e essa parte teve pouca alteração com a evolução. E qual a razão disso? SOBREVIVÊNCIA.

A birra nada mais é que um alarme que foi acionado na parte mais primitiva do cérebro infantil. Na verdade são três alarmes:

  • Raiva;
  • Medo;
  • Temor da Separação

Imaginem a cena: a mãe, lá na era pré-histórica, vai apanhar algumas frutas e deixa o Jovem Padawan encostado em uma árvore na sombra. Ai ele vê um movimento próximo, que até poderia ser o vento, porém ele não tem discernimento em separar o vento de um predador. O que acontece? Ele começa a chorar feito um maluco e quer de qualquer maneira sair dali. Faz birra, chora, esperneia e a mãe acaba ficando irritada e vai embora sem as frutas.

O que o Jovem Padawan da pré-história fez foi alertar a mãe que algo estava errado e o cérebro dele ligou o alarme do medo. Um instinto de sobrevivência foi acionado. E, claro, como ele ainda não consegue verbalizar corretamente qual era o seu medo, ele faz birra. Fantástico, não?

A psicóloga Margot Sunderland, autora do livro A Ciência da Criança de Filhos, disse o seguinte:

“No mundo moderno, os estímulos para acionar os sistemas de medo ou raiva podem ser você saindo do quarto, uma porta batendo ou um coleguinha pegando um brinquedo dele. Sem o auxílio da parte superior do cérebro para racionalizar e se acalmar, o resultado é que a criança fica superexcitada, com altos níveis de substâncias químicas associadas ao estresse percorrendo seu corpo e cérebro “

Birra nada mais é que uma forma de se proteger. Até quando eles quererem algo em uma loja pode ser associado a isso, pois a criança acaba sentindo MEDO por não ter algo que ela acha importante.

A  razão da birra então motivada pela falta de conexões cerebrais que fazem as crianças a “pensarem” com a parte inferior do cérebro (a mais instintiva) sendo que o certo é com a parte superior (a mais racional). Lembre-se, o cérebro deles ainda está em construção e toda ajuda é fundamental nessa hora.

Nunca provoque o Padawan quando ele está fazendo birra. Isso pode ocasionar uma reação primitiva

Ok, e como podemos ajudar o Tico e Teco no cérebro do Padawan a funcionar direito? CARINHO. Começou a birra, abrace o Jovem Padawan, comece a rir, converse com ele. Transmita  segurança e ternura. Fale para ele que você sabe o que está acontecendo. Verbalizar é importante para que o Tico e Teco dele comecem a conversar. E é importante, sempre, dar alternativas.  Tente fazer ele falar o que está o incomodando e deixe claro que vai ajuda-lo a passar por isso.

Não atice a parte inferior do cérebro, pois ela é reativa e instintiva! Sabe o seu exemplar original da Detective Comics #27, onde aparece a primeira vez o Batman? Então, imagine você entrando na sala e vê seu Jovem Padawan com ele na mão? O que você vai fazer? “NÃAAAAAAO, TIRA A MÃO DAÍ AGORA!!!!” A chance da criança reagir a isso de uma forma que você não irá curtir muito é enorme, pois você a provocou. O truque é, com toda a calma que um Mestre Jedi tem, propor algo, como, “Olha, vamos brincar com esses bonecos?” “Olha que lindinha essa caixa de maquiagens da sua mãe! Quer brincar com ela?

Birra é sinal de perigo para criança. Aconteceu a birra, dê carinho. Claro, não é fácil! Você fica nervoso e tal quando o moleque está lá jogado no chão berrando mais que um Wookiees  com dor de dente. Mas não esqueça que seu Tico e Teco já conversam bem e não deixe o seu lado Sith falar mais forte.

Esse texto foi dica do meu primo André Piucci, que vai ser pai de uma Padawan logo logo. Ele viu aqui essa materia.