A história original, Chapeuzinho Vermelho é convidada a ir para a cama com o Lobo. “Nossa, que grande suas unhas Sr. Lobo”, “Nossa, que grande suas orelhas, Sr. Lobo!” “Nossa, que grande o seu….., Sr. Lobo”. E o Lobo acaba por “devorá-la”.

O livro A Psicanálise dos Contos de Fadas, de Bruno Bettelhein, defende que o defeito dos  livros infantis atuais, adaptados, é afastar das crianças o significado mais profundo desses contos. Conceitos de morte, ódio, inveja, traição, estupro e abuso sexual são complicados e traumáticos para lidar com crianças. E os contos de fadas introduzem esses conceitos ao universo infantil.

Não tem final feliz

Chapeuzinho Vermelho era contado às filhas virgens para alertá-las a não aceitarem convites de passeios e conversas com pessoas estranhas. E o final, desse conto, não era feliz e nem tinha caçador (aliás o happy end, com o lenhador, foi introduzindo pelos Irmãos Grimm).

Odívia Barros, 33 anos, autora do livro ” Segredo Segredíssimo“, em entrevista com o G1 conta a SUA historia de abuso sexual sofrida na infância. Ela argumenta que a partir dos 05 anos já é possível orientar as crianças sobre a abordagem sexual imprórpia por partes dos adultos: “Eles apontam que, após o convívio familiar, a escola mostra-se como situação ideal para detecção e intervenção junto aos casos de abuso sexual, justamente pelo tempo considerável em que a instituição, a criança e seus familiares interagem. É imprescindível discutir o tema. Ou fazemos isso ou os abusadores continuarão chegando primeiro.”

Infelizmente esse assunto é tabu, tanto nas escolas como na maioria das famílias. Acho que a culpa de uma criança abusada sexualmente é a ignorância! Educadores, pais, tios, vizinhos não podem ter medo de falar e denunciar uma suspeita de abuso sexual! E todos precisam ter acesso de como fazer e identificar possíveis abusos sexuais!

O site 15segundos.net sempre organiza eventos para combater o abuso sexual infantil. O nome do site é um pouco chocante:a cada 15 segundos uma criança é abusada sexualmete. Triste, não? Veja o filme feito pelo 15segundos.net:



Precisamos educar nossos filhos e cobrar dos educadores que façam sua parte! E você faça a sua parte e em caso de suspeita denuncie!

Tenho a péssima mania de postar sem revisar o texto. Se houver algum erro neste post, selecione-o e pressione Shift + Enter ou Clique aqui para me informar. Obrigado!