Cheirar os filhos é viciante e a ciência prova isso

Quando meus filhos eram bebês, sempre que os pegava no colo eu dava uma bela fungada. Tenho certeza absoluta que você faz isso também, né? Na verdade, qualquer pai quando pega seu Padawan no colo começa a cheirá-lo e é clara a cara de satisfação ao fazer isso. Chega a ser intoxicante!

Uma pesquisa publicada na revista Frontiers In Psychology sugere que o cheiro dos filhos aciona o centro de recompensa em seu cérebro que é o mesmo que as drogas acionam. Maia Szalavitz, uma jornalista científica que é coautora de Born For Love (um livro sobre a ciência da união), explica que fazer você se viciar em recém-nascidos é, em última análise, o objetivo da natureza. Você fica viciado no seu filho.

Por mais que essa pesquisas se concentrem nas mães, já tem evidências que isso ocorre também com os pais. E eu sou prova disso!

Um outro estudo publicado na revista Biological Psychology analisou os pais e descobriu que a oxitocina – hormônio produzido no hipotálamo que costuma ser liberado quando estamos perto de nossos parceiros – aparece quando os homens cheiram seus filhos. A oxitocina nos homens tem a capacidade de deixá-los menos agressivos, mais amáveis e com comportamentos sociais mais adequados, embora sua atuação seja muitas vezes bloqueada pela ação da testosterona, explica a endocrinologista Tatiana Cunha.

Então pais, se você chega estressado do trabalho ou teve uma péssima noite de sono, já sabe! Cheire seus Jovens Padawans, pois não existe contraindicação para isso. O único risco é ficar viciado naquelas carinhas de joelhos 🙂

Imagens via https://www.shutterstock.com