Na terça-feira passada fui em um evento do Viva Positivamente. Peguei carona com a Fá e fui no banco de trás com o Padawan. Na Radial Leste, perto do minhocão, tinha um ciclista no meio da pista, indo para uma faixa e para outra e cortando os carros. Não perdi tempo, saquei o celular e tirei uma foto:

ciclista na radial leste São Paulo

 

Para quem não conhece, essa é a Radial Leste:

Ciclista - Você esta fazendo isso errado Radial Leste

É uma avenida que liga a Zona Leste com a Oeste, aqui em São Paulo. Movimentada o dia todo e tem o limite de velocidade em 60Km.

No ponto que estávamos, junto com o ciclista, o trânsito fluía bem.

Jovens Padawans, o ciclista esta correto em andar em uma via dessas? Eu sei que São Paulo não tem ciclovias e tal, mas duelar com carros é a solução? Quem perde com isso? Se ele é atropelado ali, de quem vai ser a culpa?

O G1 fez uma reportagem em Maio de 2012 mostrando que cresceu a morte de motociclistas nas ruas de São Paulo. E para quem pensou nos motoboys, saibam que eles são apenas 8% dessa estatística. Morrem pessoas que estão indo ao trabalho, faculdade ou passeando. Se a nossa cidade não é propícia para motos, imagine então para bicicletas.

Aí vem a discussão que precisamos ter ciclovias cortando a cidade para não só ajudar o ar como o trânsito.

O que eu acho disso tudo? Absurdo. Abrindo ciclovias na cidade mais ciclistas irão morrer, o trânsito irá piorar e o ar não terá uma melhora significativa. Nossa cidade não foi planejada para bicicletas, infelizmente.

Seria lindo podermos sair por aí de bicicleta com segurança, não é?  Mas como foi feita nossa estrutura de transporte, tanto público com particular, é um suicídio.

Claro que as coisas podem e devem mudar, mas a população precisa de educação para isso.

E se você quer andar de bicicleta, ok, vá em frente. Mas respeite as leis do trânsito. Não ande na contra-mão e nem nas calçadas. Respeite as vias com alto movimento e nunca duele com um carro. Quem vai perder é você.