Por vaidade, muitos pais querem que os seus Padawans seja superdotados. “O meu filho é superdotado, sabe? Um gênio!”. Mas o que a maioria não sabe é que ser uma criança superdotada não é tão simples e bom assim para a criança e para os pais. É necessário acompanhamento de professores especializados, psicólogos e mais um grupo de profissionais que possam fornecer ao Jovem Padawan superdotado estímulos corretos para que eles não fiquem estressados, frustrados e, o pior, tristes com essa condição.

Jimmy Neutron - O Menino Gênio
Jimmy Neutron – O Menino Gênio

Aqui em São Paulo existe o NPAS – Núcleo Paulista de Atenção à SuperdotaçãoO trabalho deles é ajudar famílias de superdotados a ter informações para oferecer aos  Padawans uma estrutura que façam eles serem, nada mais, nada menos, que crianças felizes. Os objetivos do grupo são:

  • Oferecer avaliação psicológica para identificação de crianças e jovens com altas habilidades/superdotação e dupla excepcionalidade;
  • Oferecer apoio psicológico a crianças/jovens diagnosticadas com AH/SD;
  • Implantar programas que visem o equilíbrio entre o desenvolvimento intelectual e o emocional de crianças e jovens;
  • Promover reuniões, encontros e palestras regulares, onde possa haver troca de experiências entre pais, professores e interessados;
  • Acompanhar a criança em seu processo de aprendizado, inclusive no ambiente escolar;
  • Atender, aconselhar, orientar e acompanhar pais/familiares de crianças e jovens com AH/SD;
  • Ser um grupo de pesquisa e referência na oferta e troca de informações, inclusive sobre legislação e normas vigentes;
  • Capacitar profissionais quanto à identificação e ao atendimento de alunos com AH/SD;
  • Planejar, orientar e apoiar a implantação de atividades direcionadas à inclusão de alunos com AH/S nas escolas.

O Teacher Portal fez um lindo infográfico explicando quais são os sinais mais comuns para identificarmos uma criança superdotada. Esta em inglês e tal, mas é bem fácil e nada que o Google Translator não resolva.

Leiam e fiquem atentos. E, lembrem-se Jovens Padawans, cuidado com aquilo que desejamos pois pode acontecer…

Tenho a péssima mania de postar sem revisar o texto. Se houver algum erro neste post, selecione-o e pressione Shift + Enter ou Clique aqui para me informar. Obrigado!