Precisamos agradecer, em muito, o legado do Titio George Lucas. Graças a ele temos uma das melhores sagas de todos os tempo.

Pois bem, mas nem tudo são flores.

Ele deu umas pisadas na bola e tal no Episódio I de Star Wars e em 1997 usou de um factoide no relançamento remasterizado da primeira trilogia de Star Wars para justificar que Greedo atira primeiro.

Confirmado  Han Solo atirou primeiro

“O que eu fiz [em 1997] foi tentar acabar com a confusão [sobre quem atira primeiro], mas obviamente isso chateou pessoas que veem Solo como um matador de sangue frio. Na verdade ele não é. [No original] tudo foi filmado com close-ups, então ficava confuso entender quem atirava primeiro. Eu coloquei ali um plano mais aberto que deixa claro que Greedo atira primeiro.”

Tio Lucas, não tinha confusão NENHUMA! Era claro que o Han Solo atirava primeiro. Essa mudança na remasterização foi uma tentativa de aplicar o politicamente correto ao filme.

Você falhou feio nessa Titio.

Confirmado  Han Solo atirou primeiro 2

Pois bem, para colocar um fim nesse assunto acharam um script de Star Wars  na biblioteca da Universidade de New Brunswick, Fredericton, Canadá, que data de 1976.

Ou seja, um script próximo da estreia de Star Wars, que ocorreu em 25 de maio de 1977.

O bibliotecário Kristian Brown, que achou o script, disse:

“Vou lhe dizer uma coisa agora. Baseando-me no script, eu posso afirmar com 100% de certeza que Han atirou primeiro.”

Pois é.

Esse vídeo abaixo mostra uma comparação entre uma versão de 1977 com uma de 2004. Perceba que no momento do tiro do Greedo o Han Solo mexe a cabeça para um lado. TOTALMENTE FAKE!

 
Han Solo atirou primeiro e ponto final! E, quem sabe, J.J. Abrams não faz uma referência disso no Despertar da Força, ein?

Via