Desfralde: um dos momentos tensos da paternidade e maternidade – #VidaDePai 147

Vendo meus arquivos, o Padawan começou o desfralde lá pelos 2 anos e 7 meses. Fiz até um post aqui onde ele ao tentar falar XIXI, parecia que estava falando SHE-RA.

Com a mais nova, que tem 2 anos e 3 meses, já começamos o desfralde no último sábado, dia 3 de fevereiro. Conversamos, explicamos que quando ela estiver com vontade de fazer xixi, era para avisar. Como ela já estava falando XIXI ou COCÔ quando fazia na fralda, tanto nós como a escolinha achamos que já estava na hora de darmos esse passo.

Bem, tiramos a fralda logo pela manhã e repetimos, a cada 3 segundos, que quando ela tiver vontade era para avisar ou ir para o banheiro. Alguns minutos depois ela começou: XIXI, XIXI, XIXI. Como se isso dependesse da minha VIDA, sai correndo de onde eu estava para levá-la ao banheiro. Porém já era tarde. Ela não avisou que estava com vontade, e sim que tinha feito. E isso se repetiu por todo o dia…

Fez no chão, no sofá, no tapete. Olha, só não fez no teto por questões de física! O saldo do dia foi de umas 12 calcinhas molhadas e meio frasco de desinfetante. Mas como somos estúpidos brasileiros e não desistimos NUNCA, vamos lá continuar esse desfralde pois a economia de fralda dará para comprar muita cerveja, carne para churrasco, coisas.

O mais incrível de tudo é que não lembramos de NADA do que passamos com o Padawan. NADA. Não lembramos dos acidentes e nem da sujeira. Como me disseram lá em meu Grupo Nerd Pai que mantenho no Facebook,  se lembrarmos do que passamos com o primeiro filho, nunca teríamos o segundo. Concordo, pois estava sendo bem pesado esse começo de desfralde.

Domingo de manhã quase colocamos a fralda nela. Oras, passar o dia limpando xixi não era uma forma muita agradável de aproveitar o domingo. Fora o stress que dá, pois não podemos ficar bravos com ela e temos de engolir a seco quando vemos aquela enxurrada amarela inundando todo o chão ou o tapete.

Alias, crianças desafiam a física, né? Como podem tomar 250 ml de água ou suco e fazerem uns 5 litros de xixi? Enfim.

Lá pelo terceiro xixi errado, estávamos quase jogando a toalha. Conversamos que ela estava muito nova e não estava preparada. O mais maluco de tudo, é que falamos isso na frente dela. E foi ali, que tudo mudou…

Estava fazendo almoço, a Fá vendo televisão e a Youngling brincando com suas bonecas (o Padawan nem lembro onde estava 🙂 ). De repente, ela sai correndo em direção ao banheiro berrando: XIXI, XIXI, XIXI!

O tempo parou igual aquelas cenas do filme Matrix. Comecei a ver tudo em câmera lenta. Larguei tudo que estava fazendo e fui ao banheiro e, quando vi, cai de joelhos chorando!! (mentira, mas assim fica com mais apelo dramático). MINHA FILHA ESTAVA SENTADA NA PRIVADINHA FAZENDO XIXI!

Fizemos festa, dançamos, o Padawan apareceu não sei de onde e entrou no meio da bagunça, chutamos a privadinha sem querer e voou xixi por todos os lados! Foi uma farra com cheiro de amoníaco, digamos assim. A sensação de dever cumprido tomou conta de mim e percebi que tudo que precisávamos era ter paciência. Essa é a chave! Em praticamente um dia minha filha já tinha dado o primeiro passo para o desfralde!

Então pais e mães, deixo aqui ALGUMAS DICAS para um desfralde de sucesso:

  1. Paciência. Não vai ser na 1ª e nem da 10ª vez que seus Padawans irão fazer xixi ou cocô corretamente.  O cocô aqui ainda não deu certo, mas estamos na luta.
  2. Converse, converse e converse com os seus filhos sobre o desfralde. Explique que quando sentir vontade, é para pedir para ir ao banheiro. Porém essa conversa tem de ser leve.
  3. Tenha paciência.
  4. Quando eles fizerem errado, não dê bronca. Quando for limpar o chão, peça a ajuda deles e ali explique o que ocorreu.
  5. Faça festa quando eles fizerem o xixi ou cocô no lugar certo! Eles ficam absurdamente felizes e isso motiva a acertarem mais vezes.
  6. Já disse que precisamos ter paciência?
  7. E, por último, ffaça parte do meu Grupo no Facebook. A turma lá dá dicas maravilhosas sobre vários assuntos, desde a paternidade como do mundo nerd, e tenho certeza que você pode agregar muito.

É isso. Prometo que irei falar mais dessa fase importante da vida dos nossos filhos. Aqui está indo tudo bem e ontem minha filha pediu duas vezes para ir ao banheiro e fez seu xixizinho de boa! E se seu Padawan demorar um pouco mais para desfraldar, relaxe. Você já viu crianças de 4, 5 anos usando fraldas? Então 😉