Dia do Saci e o Halloween – Esse é o Brasiuuuu

Hoje comemoram-se duas datas: O Dia do Saci e o Halloween. O Dia do Saci foi sancionado, por uma lei federal (já começa errado), em 2003. A razão? Para combater o Dia das Bruxas, mais conhecido como Halloween, que é uma tradição cultural (começou certo) celta.

Pelo amor do Beetlejuice, impor um dia, através de leis, para se comemorar nossa cultura? Tudo errado! Isso funcionava no Século III, quando criaram o Natal. Hoje a comemoração precisa ser espontânea para se criar o costume de comemorá-la.

No momento que você cria uma lei para combater uma outra festa que não é brasileira, o que vocês acham que vai ocorrer? Todos irão ignora-lá solenemente.

O Halloween já e uma festa que teve origem em 1795. Seu nome derivou de um termo escocês,  All hallow-even, que significa véspera de Todos os Santos. Para quem não sabe, 01 de novembro comemoramos o Dia de Todos os Santos. E santos podemos entender que são fantasmas também. Ou seja, a Festa dos Mortos.

Agora, forçar que algo seja incluído, sem contexto, em nossa cultura, como o Dia do Saci, é uma das coisas mais ridículas que já vi em toda minha vida. Ok, ok, precisamos e devemos incentivar a nossa cultura, como o Saci, Boitatá, a Cuca e tantos outros. Mas sem leis. Precisa ser espontâneo. Como vamos fazer isso hoje? Não faço a mínima ideia. Apenas sei que não é com uma lei.

Alías, você sabia que no dia 22 de agosto comemoramos o Dia do Folclore? Então…..

A escolinha do Padawan hoje esta toda enfeitada por causa do Halloween. E, claro, todas as crianças estão indo fantasiadas. Acho bacana, pois acaba sendo uma festa à Fantasia. Todos vão se divertir. E tem coisa mais sadia que isso?

Olha aí a fantasia do Padawan 🙂

Ele ficou horrível, não? 🙂