Corre, fala, brinca, pula, cai, ri e se diverte. O Padawan é toda essa mistura aí e mais um pouco. No fim-de-semana então parece que ele fica ligado no 220. Claro que adoramos isso! Porém é inevitável, quando estamos em algum parque ou Shopping, comparar nossos Padawans com os outros. Olha aquele ali, da idade do Padawan, como ele esta quietinho sentando à mesa! Viu Padawan, aquele menin…..Padawan, onde você vai?!?!? , e por aí vai. E um dias desses a Fá virou para mim e disse: Será que o Padawan é hiperativo?

E chegou aquele momento que muitos pais passam será que o meu Padawan é hiperativo

No Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, da Associação Americana de Psiquiatria, a criança para ser diagnosticada como hiperativa tem de ter, pelo menos, seis das características abaixo pelo período mínimo de seis meses:

  • Ser inquieta (mexendo as mãos e os pés ou não parando quieta na cadeira);
  • Ter dificuldade em permanecer sentada;
  • Se corre sem destino;
  • Se tem dificuldade em fazer uma atividade quieta ou em silêncio;
  • Se fala excessivamente ou interrompe conversas de outras pessoas – sem pedir licença;
  • Responder a perguntas antes delas serem formuladas;
  • Agir como se fosse movida a motor;
  • Ter dificuldade em esperar a vez.

Só analisando essas características excluímos a possibilidade do Padawan ser hiperativo. Claro, ele tem uma ou outra características acima, mas não tem seis. Porém é importante TODOS os pais saberem dessas características para que possam estar sempre monitorando o comportamento dos seus pequenos. E se realmente tiver mais de seis dessas características, procurar ajuda, pois o hiperatividade é prejudicial para o seu desenvolvimento. E quando não tratado, as chances de desenvolver o DDA, Distúrbio de Déficit de Atenção, aumenta.

Agora fica uma dica para os pais e mães: sabem no começo do texto que disse que comparamos o Padawan com outras crianças? Então, muitas vezes a criança que esta ali, sentandinha e comportada, acabou de aprontar algo e levou uma bela bronca. Aí pensamos que ela é sempre assim, comportada. O Padawan também fica sentando e comportado. Principalmente depois das broncas. E muitos pais pensam a mesma coisa: Nossa, que menino comportado! :)

Lembre-se: crianças gostam de brincar e são agitadas. Apenas cuidado para não misturar as coisas, pois o diagnóstico correto é realizado quando a criança tem mais de 05 anos de idade. E o mais importante: nunca perca o controle.

Pesquisa: Viavia e via

Tenho a péssima mania de postar sem revisar o texto. Se houver algum erro neste post, selecione-o e pressione Shift + Enter ou Clique aqui para me informar. Obrigado!