Elogios vazios – aprenda a não cometer esse erro com o seu Padawan

Nossos filhos SEMPRE adoram mostrar algo que fizeram. Eles fazem isso pois querem a nossa aprovação. Mesmo que o desenho esteja mais ou menos, iremos soltar um NOSSA, QUE COISA LINDA! VOCÊ É MUITO BOM!

Imagina se você falasse a verdade? A autoimagem do seu Padawan iria ficar pior que o desenho, não? E mesmo que o desenho fosse digno de uma exposição no MOMA, ao dizer que está lindo já é algo que ele espera. Ou seja, esse tipo de elogio é vazio, acaba ocorrendo de forma automática e ninguém ganha com ele.

Então, o que devemos fazer?

Desenho que o Padawan fez. É um surfista e ao perguntar como ele fez, passou vários minutos explicando

Quando seu Padawan chegar com um desenho ou feito alguma coisa – como montar um Lego ou algo do tipo – não diga apenas que está lindo. Olhe para ele e pergunte COMO foi que ele fez, porque ele pensou naquele desenho, por onde foi que ele começou a desenhá-lo e assim por diante.

Ao fazermos isso, nossos Padawans percebem que estamos interessados realmente no que eles fizeram. E o mais bacana é que nossos filhos começam a dar várias explicações e criamos uma bela conversa com ele.

Elogios vazios irão criar seres vazios. Vamos nos empenhar mais e sair do automático! Todos tem a ganhar com essa atitude.