Em 1973 uma menina de 8 anos de idade foi assassinada após ter sido violentada em Vitória, no Espírito Santo. 27 anos depois, no dia 18 de maio de 2000, foi constituída pela Lei Federal nº 9.970 o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Só para você ter uma ideia, em 2015 houve mais de 17 mil denúncias de violência sexual no Brasil. Isso equivale a aproximadamente 2 denúncias por hora, sendo 70% entre meninas.

Precisamos combater essa prática criminosa, cruel e covarde. Muitas vezes uma ligação para o Disque 100 pode salvar não só uma vida, como de uma família inteira!

Esse é um assunto que muitos preferem virar a cara pois acham que só ocorre com o seu vizinho. Vamos parar de ser inocentes. Esse mal está em todos os lugares e quando mais e mais soubermos como previnir, melhor para os nossos Jovens Padawans.

A ONG Internacional World Vision (Visão Mundial), maior organização humanitária do mundo e que tem status consultivo junto à ONU, faz campanha global de mobilização e enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.O lançamento da cartilha sobre prevenção ao abuso da campanha #ItTakesAWorld é uma das atividades que marcam o dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Vamos baixar a cartilha. Vamos ler e compartilhar com familiares, amigos e colegas. Sabe aquelas fotos que você nem pensa e já compartilha no WhatsApp? Então, que tal compartilhar algo que possa salvar vidas?

A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor.

Para denunciar abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes, liguei para o Disque Denúncia Nacional – Disque 100. Vamos nos informar e fazer a nossa parte, ok?

Imagem https://www.shutterstock.com