Sempre no dia 11 de Setembro as redes sociais chovem de postagens do tipo, onde você estava e o que estava fazendo quando os aviões se chocaram nas Torres Gêmeas?

Bem, eu estava em uma reunião próximo a Marginal Pinheiros, São Paulo, onde recebi via SMS o seguinte texto:

Avião choca-se em um edifício em Nova Iorque

Comentei com um amigo o ocorrido e seguimos em frente, pois acreditamos que teria sido um avião de pequeno porte. Ao sair da reunião, entrei no carro e ligue o rádio que estava sintonizada na CBN. Fui perceber o que estava ocorrendo uns segundos depois quando o Milton Jung não parava de falar e achava que iria ter um troço!

Corri para casa e meu irmão estava lá assistindo a TV. No momento que me situei de tudo e sentei no sofá, PAH, o segundo avião atinge a outra torre…Depois todos sabem a loucura que foi.

11 de setembro de 2001

Porém Pequenos Gafanhotos, existe uma lenda urbana onde muitas pessoas afirmam que estavam assistindo Dragon Ball e entrou o plantão da Rede Globo. Algumas pessoas ainda afirmam que o Goku ia se transformar em SSJ 3 naquele exato momento!

Até hoje centenas, milhares e, porque não, milhões de pessoas afirmando isso.

Pois bem. Em agosto desse ano o Renato de Andrade fez um postagem em seu Facebook de uma planilha usada pelas mídias das emissoras de TV. Nela está bem claro que no momento do ataque às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001, não estava passando Dragon Ball Z na Rede Globo, e sim um desenho chamado Turma da Garrafinha:

grade mídia Rede Globo Dragon Ball Z 11 de setembro

Como o próprio Renato disse, criou-se uma falsa lembrança coletiva. Uma mentira repetida tantas vezes que se tornou uma verdade para muitos mesmo que inconscientemente. Não estava passando Dragon Ball Z e de tanto as pessoas acreditarem nisso, se tornou uma lenda urbana.

Pela planilha, Dragon Ball Z iria passar lá pelas 11h44 naquele dia. Lembrando que os melhores desenhos SEMPRE passavam perto do horário do final dos programas. A verdade é que nesse dia realmente não passou DBZ por causa da cobertura dos ataques que se iniciou lá pelas 09h45. Ou seja, DBZ não tinha como ser interrompido pelo Plantão da Globo pois o desenho nem tinha começado.

Bem, claro que isso não tem importância NENHUMA em frente aos ocorridos em 11 de Setembro. Mas é algo interessante que mesmo com tantas formas de informação que temos, certas mentiras acabam se tornando verdade de tanto que queremos acreditar nelas.

Ahh, e segue uma imagem da Turma da Garrafinha que acabou sendo esquecida depois de 11/09:

Imagem via 11 de Setembro via https://www.shutterstock.com/