Estudante enfrenta ladrões armados por causa da sua dissertação de mestrado

Lembro o parto que era fazer backup lá nos anos 90/00. Precisa selecionar os arquivos mais importantes, rodava o Zip para compactar e dividia o arquivo compactado em dezenas de disquetes.Isso levava quase um dia…Quando veio o gravador de CD, ajudou muito o processo e guaro até hoje uns. Depois veio o DVD, Pendrive e agora a Nuvem, onde faço o backup automaticamente todos os dias

Como os especialistas em TI falam, se você tem apenas um backup, não tem nenhum. Bem, em tenho quatro: iCloud, Dropbox, Google Drive e um local pelo Time Machine, roteador Wi-Fi da Apple que tem um HD de 2 Teras. Quatro camadas de segurança onde guardo arquivos profissionais e pessoais, fotos e vídeos pessoais.

Dito isso tudo, eu me espanto como as pessoas em pleno 2017 ainda não se preocupam em realizar backups.  Noxolo Ntusi, uma sul-africana de 26 anos, lutou com 2 ladrões quando tentaram levar sua bolsa. A razão é que a ÚNICA cópia de dissertação de mestrado estava lá.

Noxolo é cientista do Serviço Laboratorial Nacional de Saúde e o sua dissertação de mestrado sobre zoologia molecular estava guardado em um disco rígido externo dentro de sua bolsa. Se eles levassem, ela teria de pedir a extensão do curso em um ano.

Olha, a Noxolo é uma cientista, tem acesso a computadores e internet. Juro que não sei o que passa na cabeça das pessoas em não realizar um backupizinho de um arquivo tão importante. Sabe, bastava ela subir esse arquivo para o Dropbox, por exemplo, e pronto! E o melhor é que em qualquer lugar do mundo ela teria acesso e conseguiria trabalhar em sua dissertação.

Então Pequenos Gafanhotos, backup é vida! Se você ainda não fez nenhum ou o mesmo está desatualizado, fica a dica. Crie uma conta no Dropbox e no Google Drive, crie pastas dentro do sistema e configure para sincronizar essas pastas com o seu computador. Assim se você tiver um problema qualquer com seu computador, seus arquivos estarão a salvo.

Fonte Reportagem G1 / Imagem via https://www.shutterstock.com/