Estúdio Mauricio de Sousa – Um sonho realizado

Tive o imenso prazer de ser convidado pela Huggies Turma da Mônica para conhecer o estúdio do Mauricio de Sousa. Posso dizer que foi um sonho realizado, pois TODA a minha geração cresceu lendo as aventuras da Mônica, Cebolinha, Cascão e a Magali! E foi emocionante conhecer o Mauricio e a Mônica, sua filha (sim, se vocês não sabem a Mônica, do Gibi, foi inspirado na sua filha mais velha, Mônica).

Minha foto com a Mônica e com o Mauricio de Sousa

Conhecer todo o processo da produção dos Gibis da Turma da Mônica foi uma aventura. Creio que muitos acham simples: O Mauricio vai para o trabalho, senta na prancheta e desenha. Bem, era assim quando começou. Mas com a quantidade de Gibis da Turma da Mônica que são lançados mensalmente, muita coisa mudou.

1º – Roterista

Com a história pronta, o roterista desenha um tipo de Storyboard do futuro Gibi. O desenho, a forma dos quadrinhos tudo esta ali. Parece muito com um rascunho, mas conseguimos visualizar a história completa. E quando finalizada, o Mauricio de Sousa, pessoalmente, aprova a história, com ou sem alteração:

É assim que fica o storyboard do Gibi

 

2º – Ilustrador

Sim, todos os desenhos ainda são feitos à mão! E aí a famosa prancheta aparece com seus desenhistas. Cada um faz uma parte do Gibi, sugerido pelo roteirista e aprovado pelo Mauricio de Sousa. Eles fazem o desenho e a marcação dos balões de diálogo

 

3º – Letrista

Na unha mesmo! Sem computador, a letrista “desenha” toda a parte escrita das histórias dos Gibis!

4º – Arte Final

Nesse momento os desenhos são digitalizados e enviados para o acabamento, para checar se não há erros nos desenhos, nas letras, nos traços e tal.

5º – Cor

E do preto-e-branco os gibis da Turma da Mônica ganham cores! Tudo é feito pelos computadores, como vocês podem ver:

Depois enviam para a Editora Panini e o resto vocês já sabem!

Depois dessa maravilhosa experiência, ainda tivemos um bate papo aberto com o Mauricio de Sousa. E ele é aquilo mesmo que todos imaginam: um cara muito, mas muito bacana! Perguntei para ele quais gibis ele lê mais e ficou minutos falando que lê muito Graphics Novels e, quando tem tempo, os de super-heróis.

Claro que o Padawan vai ler os gibis da Turma da Mônica! É uma forma maravilhosa de incentivar a ler e introduzir os Comics Books na vida de qualquer futuro nerd! E esse será o 1º que ele irá ler:

Gibi da Turma da Mônica autografado para o Padawan 🙂