Não sei se já notaram, mas há uma onda crescente em torno dos contos de fadas. Animações fora dos padrões, adaptações para o cinema, tv e quadrinhos. Este último já há algum tempo tem um representante de peso, trata-se da série Fábulas.

A história de Bill Willingham foi inicialmente lançada em 2002 nos EUA e em 2004 lançada no Brasil pela Devir, mais tarde em 2009, foi a vez da Pixel Media ficar com os créditos por trazer ao público esta aclamada série. A história conta a saga de criaturas do mundo das fábulas que se refugiam em Nova Iorque, fugindo de um inimigo denominado Adversário, que quer escravizar os seres e matar os que resistirem. Já em NY eles fundam a Cidade das Fábulas, onde criaturas de aparência humana vivem, os demais integrantes deste time que possuem características não humanas vivem no campo, na chamada A Fazenda (Oi, alguém falou em Record? Bricadeira…).

Branca de Neve e Lobo Mau, aqui, chamado de Big Wolf, estão entre os personagens principais desta trama que envolve romance, intrigas e sensualidade. Alguém já notou alguma semelhança com nossa (pelo menos minha…) amada série Once Upon A Time? Teriam os criadores da série se inspirado nos quadrinhos? Pode ser que a resposta apareça em outro post…

Fábulas - Os finais felizes saíram de férias

Como disse lá no começo, essa série não é figurinha nova aqui no Brasil, porém, quando se fala de fábulas, nem tudo são flores e finais felizes e a Pixel não segurou o rojão desta e de outras publicações….É também de conhecimento de alguns que a Panini surgiu para salvar algumas HQ’s que foram deixadas de lado por suas antigas editoras, fosse por falta de grana, de interesse, por problemas com direitos autorais ou por alguma maldição…vai saber né? Assim foi com Sandman, Preacher e Hell Blazer.

Bem, a Panini seguiu lançando Fábulas do ponto onde a Devir parou (volume 4) e agora (Thanks, God) retoma o início da história relançando o primeiro volume: Fábulas – Lendas no Exílio. Corram, pois já está disponível nas bancas! 🙂

OBS: A série pode não ser assim tão uma coisa de criança, mas acredito que se você identificar que seu filho ou criança próxima tem idade para compreender as histórias, vale a pena apresentar. Afinal de contas, é cedo que começa o treinamento do seu Padawan. 😉

Fontes:

Panini – VertigoDevir e Wikipedia