Ícone do site Nerd Pai

Fazenda Capoava | NERD TREK

Conhecemos o Fazenda Capoava com toda a minha família. Confira mais um Nerd Trek onde analiso hotéis da seguinte forma:

  1. Local e tempo de viagem;
  2. Acomodação
  3. Estrutura do Hotel
  4. Atividades para os Padawans;
  5. Alimentação
  6. Não curti!
  7. Considerações Finais

1. Local e tempo de viagem

Fazenda Capoava fica em Itu, no Estado de São Paulo e fica 95 Km da capital.

Basta colocar o nome do hotel no Waze ou no Google Maps que em segundos é traçado o caminho. De São Paulo leva 1 hora e 30 minutos. A viagem é bem tranquila pela Castelo Branco, porém requer cuidado que ao chegar no Hotel pegamos um pequeno trecho de estrada de terra. Mas nada comparado a um rallie, pode ficar tranquilo. Estrada boa, bem batida e aconselho chegar por lá no por do sol, pois tem uma vista maravilhosa.

Para entrar no clima de passar um fim de semana em uma fazenda, nada melhor que esse pôr do sol

2. Acomodação

A Fazenda Capoava foi fundada em 1860 e está diretamente ligada ao crescimento da cidade de Itu. A Fazenda passou por quatro fases:

  1. Século XVIII até 1860: O Período Canavieiro;
  2. Séculos XIX-XX: O Ciclo Cafeeiro;
  3. Século XX (1941 a 2000): Gado;
  4. Século XXI até os dias de hoje: Ecoturismo, Preservação, Turismo Rural

A Fazenda Capoava faz questão de preservar sua história. O local do checkin e do restaurante é em uma construção moderna, mas totalmente integrada com a Casa Grande, preservada integralmente. Fazemos uma bela viagem no tempo ao sairmos e entrarmos desses ambientes.

Existem vários tipos de acomodações que vão de quartos individuais até para grandes grupos. Alguns deles ficam na Casa Grande e outros espalhados pelos espaços verdes do hotel.

Ficamos no Chalé Colônia. Uns 200 metros da recepção, esse chalé é charmosíssimo. Embaixo fica um sofá, sofá cama, banheiro, guarda-roupa e uma lareira. No mezanino a cama de casal com TV de LED.

Minha preocupação quando vi que o chalé tem escada foi com a minha filha de 1 ano e 8 meses. Porém qual foi a grata supressa em chegar no quarto e ver que eles tiveram o cuidado em colocar uma grande de proteção que dá acesso à escada? Ponto para o hotel. Esse tipo de cuidado é essência para quem viaja em família.

Abaixo algumas fotos tiradas no chalé e no caminho até o restaurante e a área de lazer:

3. Estrutura do Hotel

A ideia inicial da Fazenda Capoava era um hotel para casais. Porém os casais tiveram filhos e gostam tanto do hotel que começaram a trazer-los e o resultado é que o hotel hoje é perfeito para as famílias.

A estrutura do hotel contempla:

O hotel ainda fornece WIFI em todas as suas dependência e totalmente de graça. Não precisa fazer checkin para ter acesso e nem cadastros e tal. Basta achar a rede no local que você está e pronto. Ótima velocidade de acesso e rodou Netflix à noite tranquilamente no quarto.

4. Atividades para os Padawans;

A monitoria do hotel é uma das mais incríveis que já vi. Os tios são simpáticos, engraçados e profissionais. Você percebe o carinho e o cuidado que eles tem com as crianças e a maioria do roteiro de atividades são ligadas à natureza. Caminhadas em trilhas, passeio à cavalo e consciência ambiental são uma das atividades que o Padawan AMOU.

No sábado cedo fui com a minha esposa e minha filha mais nova acompanhar as atividades dos mais novinhos. Minha filha teve contato com porquinhos, patos, gansos, cavalos, ovelhas, galinhas, coelhos, tartarugas, pássaros. Ele simplesmente AMOU tudo. É uma experiência maravilhosa ver os olhinhos dela brilhando a cada descoberta.

E os tios sempre explicando tudo, como os animais se alimentam e tal. A Youngling até escovou um pônei e lavou tartaruga!

Já o Padawan, que tem 7 anos e 6 meses, juro que eu o perdi no hotel! Sério, o moleque se divertiu tanto com os tios que foi difícil até de tirar fotos com ele. No domingo ele quis andar novamente a cavalo e aí aproveitei para tirar várias fotos e também para colocar a mais nova um pouco sobre um.

No domingo os tios deram uma aula de consciência ambiental. Eles cuidam de animais machucados e os reabilitam. Tem um tucano lá que chegou com as asas cortadas, bico e patas quebradas. Hoje é uma beleza só! E tem mais.

Fizemos uma roda no hotel e as crianças tiveram contato com 3 animais: sapo, caranguejeira e uma jiboia. Ao apressuraram os animsi, os tios dão uma verdadeira aula de biologia. Sabia que o xixi dos sapos é mais limpo que o nosso? E que eles não tem veneno na pele? Pois é. Até a Fá e a Youngling passaram a mão nele:

Já a caranguejeira ficou na mão do tio, pois ela tem um pouco de veneno e se acuada pode morder. Já a jiboia, foi a diversão de todos. Passamos a mão nela e os mais corajosos até a colocaram no pescoço. Tudo sendo monitorado pelos tios e com total segurança.

Uma experiência maravilhosa para os Jovens Padawans pias de apartamento 🙂

5. Alimentação

As refeições são servidas no restaurante próximo à recepção. Lugar moderno, iluminado e bem arejado. Tenho uma amigo chef de cozinha e uns 10 anos atrás ele me deu uma dica que a carrego onde vou. Sempre desconfie da qualidade dos alimentos se tiver muitas opções. Tipo, em um bar, se você pega um cardápio e tem páginas e páginas de petiscos e refeições, desconfie. Se um lugar tem tantas opções assim é porque não sabe fazer nada bem feito e ainda tem o risco de você comer algo passado.

Na  Fazenda Capoava não é assim. Não tem aquela quantidade absurda de comida espalhada por quilômetros de mesa. Tem, sim, uma bela variedade mas nada exagerado. O resultado é uma comida bem feita, deliciosa e muito fresca. Dá para perceber o cuidado na elaboração do cardápio e a comida não pesa. A feijoada de sábado, por exemplo, perfeita e fazia um bom tempo que não comia uma tão bem feita.

Para os Jovens Padawans eles ainda tem uma opção muito bacana que é um cardápio especial que os pais montam. Você pode inclusive pedir no primeiro dia qual será o cardápio de todos os dias. Achei bem bacana a iniciativa e isso mostra que a Fazenda Capoava é um hotel para as famílias.

Pelo hotel são espalhados os bares. Tem o da piscina e da concheira que, alias, achei o mais bacana de todos. Lá tem bebidas e aperitivos e dá para passar uma tarde inteira por ali.

Aliás Fazenda Capoava , aquela churrasqueira que tem no bar da concheira precisa ser usada, viu? Coisa linda de se ver e eu passaria ali uma noite inteira bebendo as cachaças artesanais que vocês tem e grelhando uma carne. Fica a dica 🙂

6. Não curti!

Como estamos em uma Fazenda, é praticamente zero o sinal do celular. Mas com tem internet em todos os lugares, então isso acabou não sendo um transtorno.

Outra coisa é a carta de cervejas….apenas as industriais. Poderiam oferecer algumas artesanais e também tornar barato ou inexistente o valor da rolha.

7. Considerações Finais

Frequentei a minha vida inteira Hotéis Fazendas pelo interior de São Paulo. Não considero a Fazenda Capoava um hotel fazenda, e sim uma Fazenda Hotel. A impressão que tive é que fui convidado por um amigo para passar o fim de semana em sua fazenda e achei isso lindo. Sabe aquela impessoalidade dos hotéis. Então, na Fazenda Capoava isso não existe. Ao primeiro momento você pode achar a piscina pequena, mas percebe que o seu charme é justamente esse. Proporcionar uma experiência de fazenda de verdade e não aquelas que se acham fazenda mas se igualam a qualquer hotel.

Parabéns a todos do hotel e pretendemos voltar sim, pois todos amamos a nossa estadia.

Acesse o site da Fazenda Capoava, confira as condições e aproveite um belo fim de semana em uma fazenda.

*Fui ao hotel por convite

Sair da versão mobile