Vamos ver primeiramente esse quadrinho feito pela Lunarbaboon:

HORA-DE-DORMIR

Conheço muitos e muitos pais que passam por isso todo.santo.dia. Mas, Jovens Padawans, de quem é a culpa? Dos pais ou do temperamento do moleque? Dos pais.

Umas das primeiras coisas que a Fá e eu conversamos quando decidimos ter filhos é qual seria a nossa postura como pais. Esse é o primeiro passo quando planejamos ter um Padawan. Como vamos agir? Como será a sua educação? Quem é que vai mandar em casa? A postura dos pais precisa ser rígida e, sempre, com muita conversa. E o mais importante: nunca contradizer o que o seu parceiro diz. Isso é crucial pois os Padawans sentem que existe um desequilíbrio na força se o pai fala sim e mãe fala não e ele vai usar isso para conseguir o que quer.

O Padawan dorme todos os dias entre às 20:30 e 21:00. Levamos ele para a cama, damos um beijo de boa noite, apagamos a luz e fechamos a porta. Em 5 minutos podemos escutar ele roncando. Foi sempre assim? Nope! No começo ele chorava, não ficava na cama, saia do quarto, fazia birra e dava escândalo. Igual a esse moleque dos quadrinhos acima. O que fizemos foi ter paciência. Seguramos firme esse momento e não dobramos às suas chantagens. Pegávamos a mão dele, levávamos até o quarto e repetíamos o processo de colocá-lo na cama, dar um beijo e falar boa noite. No caminho conversávamos com ele que estava na hora de dormir e como é importante ele descansar. Em menos de uma semana resolvemos esse problema tão comum.

Minha dica é: tenha uma postura firme. Claro, tem dias que, por exemplo, tem visitas em casa e você pode negociar que apenas naquele dia ele pode dormir mais tarde e tal. Mas conversem com ele! Muitos pais ignoram o poder cognitivo das crianças e acham que se conversar elas não entendem nada. Errado! Entendem muito mais que vocês imaginam.

Bem, espero ter ajudado aos pais e aos futuros pais a passarem por esse momento tão temido ;)

Tenho a péssima mania de postar sem revisar o texto. Se houver algum erro neste post, selecione-o e pressione Shift + Enter ou Clique aqui para me informar. Obrigado!