O poder das mensagens das animações

Pela correria do dia a dia, acabei perdendo Carros 3 no cinema. No dia que combinei de ir com o Padawan, já não estava mais em cartaz.

Em janeiro de 2017 cheguei a comentar aqui no blog que achei o trailer pesado. Relâmpago McQueen sofre um belo de um acidente e tinha tudo para o enredo apresenta o conceito de superação. Novamente o conceito da Jornada do Herói ia ser usada, mas agora em uma animação infantil.

Carros 3 já está disponível nas plataformas digitais (sempre alugo pelo Now ou pelo iTunes) e assistimos no fim de semana passado. A história estava indo por esse caminho que eu esperava. McQueen sofre acidente, vai se reencontrar com o passado para aprender a vencer o moderno Jackson Tempestade, yada yada yada…Porém quase no final, tudo muda. E Pequenos Gafanhotos, impossível não chorar.

Em Carros 3 não temos o conceito de superação, e sim de adaptação

Todos os pais querem o melhor para os filhos. As melhores escolas, as melhores notas, as melhores profissões. Muitos pais ao tentarem acertar, erram. Precisamos conhecer os limites dos nossos filhos e saber a hora de adapta-los para o mundo que o cerca. Nossos filhos devem sim bater forte, mas precisa também aprender a hora de parar e se adaptar.

Antes quem era mais forte sobrevivia. Hoje, quem se adapta mais rápido que sobrevive.

E é essa mensagem que Carros 3 passa. Muitas vezes nosso motor não consegue chegar a 450 Km/h por inúmeras razões. Ao invés de desistir, se adapte em sua nova realidade. Aceite que tem coisas que não conseguimos mudar pois estão totalmente fora do nosso alcance.

Entenda que tem uma diferença ENORME entre desistir e se adaptar. Muitas pessoas confundem esses dois conceitos. Por melhor que você seja em algo, muitas vezes precisamos nos reinventar. Adaptarmos em uma nova realidade não significa ter desistido de um sonho. E essa é a mensagem que precisamos passar para os Jovens Padawans.

Carros 3 não é apenas uma animação bonita e bem feita da Pixar. Ela tem essa poderosa mensagem. Assista com os seus filhos e converse sobre a importância de se adaptar. Certamente isso fará uma grande diferença no futuro deles.