Ícone do site Nerd Pai

O poder de um desenho em criar memórias afetivas | Oswaldo

Eu sempre assisto filmes, desenhos e animações, tanto na TV como no cinema, junto com os meus Padawans. Ao compartilhamos histórias com nossos filhos, um  laço poderoso é feito ali, pois estamos criando momentos que ficarão para sempre gravados na memória dos nossos filhos.

Quando acho graça de uma cena ou diálogo de um desenho, meu filho mais velho fica radiante! É normal, dias depois, ele relembrar aquela cena quando o levo na escola. Ele sabe que eu gostei e ao me ver sorrindo, ele se sente conectado e certamente deve pensar:

Que bacana, meu pai gosta das mesmas coisas que eu!

Os estúdios de desenhos e animações já se atentaram a esse poder. Tanto que a maioria das produções tem o cuidado de criarem um enredo onde os pais e os filhos vão gostar. Piadas que só adultos entendem, referências a outros desenhos ou filmes e até mesmo inserir elementos da infância dos pais são um dos recursos mais usados.

E Pequenos Gafanhotos, se usarem esses elementos com competência a experiência se torna maravilhosa!

Sábado passado fui convidado para assistir a 4 episódios da nova série original da Birdo Studio, que será exibida no Cartoon Network e na TV Cultura. A série narra as aventuras de um pinguim de 12 anos chamado Oswaldo. Ele foi encontrado na praia ainda bebê por um casal carioca. Ele cresce como uma criança normal e com seus inseparáveis amigos Leia (pegou a referência?) e Tobias irá protagonizar aventuras recheadas de referências da cultura pop, geek e nerd.

Tobias, Leia e Oswaldo

O primeiro episódio é sobre videogame e transborda referências da minha infância, como locadora de games. Na hora você se conecta com o Oswaldo e entra de cabeça na história. O Padawan, que foi junto, ria com as cenas ágeis, divertidas e muito bem estruturadas. No meio desse episódio ele chegou a me perguntar o que era aquela loja que emprestava videogame e se tinha uma perto de casa.

Viu o poder desse tipo de referência? Claro que na hora não expliquei (estávamos no cinema), mas voltando para casa dei uma bela explanação como era ser um gamer na minha época.

Os outros episódios (cada um tem 11 minutos) foram por essa linha, com deliciosas referências. He-Man, Sociedade dos Poetas Mortos, RPG e até mesmo aqueles testes vocacionais que eram muito normais na década de 80 faziam o cinema todo cair na gargalhada.

O roteiro é excelente, divertido e muito afiado.  Nota-se que algumas piadas já estão prontas para o mercado internacional, principalmente o americano. Em uma diálogo com a Leia, Tobias fala que seu pai já é da Idade Média. Ficou um pouco sem sentido, pois em inglês Idade Média é Middle Age que pode ser traduzido como meia idade. Mas o contexto da cena é tão divertida e tão bem montada visualmente que você ri sem precisar fazer essa ligação pt-br/en-us.

Pedro Eboli foi o criador da série e a ideia de dar vida a um pinguim, é que ele foi parar no Rio de Janeiro entre os anos 80/90 e se sentia como um, deslocado em uma cidade tropical.

“Todo mundo já se sentiu meio pinguim na vida, especialmente na época da escola. O Oswaldo se sente meio deslocado mas nem percebe que é diferente dos outros porque vive num mundo só dele em que tudo que a imaginação cria pode ser realidade” – Pedro Eboli

O que amei em Oswaldo é que mostra aos Jovens Padawans que eles devem ser eles mesmos e que precisam aceitar as diferenças. Uma das mensagens dessa série é mostrar a todos que crianças tem suas peculiaridades e precisamos respeitar isso.

Bem, Oswaldo tem sua estreia agora dia 11 de outubro às 20h15 no Cartoon Netwook e dia 29/10 às 14h30 na TV Cultura. Os outros episódios serão toda segunda às 20h15 no Cartoon e aos domigos às 14h30 na TV Cultura.

Convido a todos a assistirem com seus Padawans. Oswaldo é uma ótima oportunidade de vocês criarem memórias afetivas com seus filhos, pois ambos irão se identificar e se divertir com as aventuras de Oswaldo, Leia e Tobias.

Sair da versão mobile