O que eu acho do Luccas Neto – Parte 2

No começo do ano fiz um post sobre o que achava do Luccas Neto. Em poucas palavras, o achava apenas um palhaço, um personagem infantil. Em seus vídeos não tem palavrão, violência e nada disso. Ele inclusive quer passar a imagem de família, pois sua irmã mais nova está presente em alguns vídeos.

Algumas semanas depois que soltei o post sobre o Luccas Neto, reparei que alguns comportamentos no Padawan mudaram e, ali, apitou fortemente meu Sentido Aranha. Ele começou a enfiar a comida na boca de uma forma brutal e a desperdiçava, berrava para tudo e todos, começou a valorizar doces de uma forma que nunca tinha visto e começou a querer TUDO que aparecia na televisão.

Como trabalho em casa, eu monitoro de perto o que ele consome nas telas e acreditava, piamente, que ao fazer isso conseguiria colocar um escudo protetor em volta do meu Jovem Padawan. Nos vídeos do Luccas Neto eu via apenas o lado bobo dele e, assim, o achava inofensivo. Porém ignorei um fato MUITO IMPORTANTE: meu filho tem apenas 8 anos e não vê os vídeos com o mesmo prisma que eu.

E esse foi o meu erro

A psicopedagoga e especialista em educação especial, Ana Regina Caminha Braga, afirma que os youtubers podem, sim, ser uma má influência para crianças e adolescentes:

Eles têm uma força de imagem e de alguma forma vão impactar nessas crianças o que eles pregam. As crianças vão internalizar o que eles estão dizendo

E é aí que mora o perigo, pois eles não vão internalizar apenas as coisas boas. Pelo contrário. As coisas ruins sobrepõe as coisas boas e acabam transformando nossos Padawans em filhotes desse tipo de conteúdo. Começam a imitar seus ídolos e, como, para eles, o mau exemplo é evidenciado sistematicamente, essa será a referência deles.

E isso é tudo que nós, pais, não queremos.

Acabou a era do Luccas Neto aqui em casa e aprendi uma valiosa lição! Precisamos, sempre, analisar vídeos/games/filmes/desenhos com a ótica dos nossos filhos. Se tiver mais exemplos ruins do que bons, precisamos vetar. E foi isso que fizemos aqui em casa. O canal dele foi bloqueado e depois de alguns dias meu Padawan esqueceu que o Luccas Neto existe. E o mais importante: parou de ter aqueles comportamentos horríveis.

Pais e mães, fica a dica. Luccas Neto não tem nada de bom. Não deixem seus filhos e filhas consumirem esse tipo de conteúdo! Acredite, em pouco tempo eles nem vão lembrar mais que esse youtuber existe.

E aproveito para deixar esse vídeo do Porta dos Fundos, onde focam em um dos péssimos exemplos do Luccas Netto: