O que eu acho do Luccas Neto

POST ATUALIZADO: O que eu acho do Luccas Neto – Parte 2

O Padawan ao assistir qualquer coisa no Youtube, eu monitoro. Bem, não sei se a palavra correta é monitoro, pois na verdade eu acabo assistindo junto com ele. A mesa onde trabalho é próxima à sala e mesmo que eu não queira, acabo assistindo junto.

Authentic Games, Gato Galático (he he!), Manual do Mundo estão fazendo parte do meu dia a dia. Confesso que gosto desses canais. São bem familiares. Tirando o Manual do Mundo, os outros ficam praticamente o tempo inteiro contando histórias usando videogames ou desenhos. Se controlarmos o tempo que nossos Padawans assistem isso, é tranquilo.

Canso em dizer que em 2016 a A Academia Americana de Pediatria (AAP) alterou a ressalva que crianças abaixo de 2 anos não devem usar aparelhos eletrônicos. As novas recomendações baseiam-se na supervisão dos pais, em vez do limite de idade ou horas gastas em frente à televisão ou tablet (fonte). Mesmo o meu filho tendo quase 8 anos, ainda faço isso. O resultado é que ele mesmo se auto-regula e não troca uma brincadeira offline por nada!

Marco Túlio do Authentic Games

Bem, faz uns dias que ele começou a assistir o Canal do Luccas Neto. Como conheço o irmão dele (o acompanho desde quando ele tinha blog, lá em 2009), acabei vendo ele defendendo o Luccas algumas vezes. Não vou colocar aqui os adjetivos que as pessoas dão para o Luccas Neto por respeito à você, mas pode acreditar que são bem pesados. Por causa disso acabei tendo um certo preconceito ao rapaz. Sim, errado, mas quem nunca?

Depois de uns 10 vídeos posso dizer com propriedade quem é o  Luccas Neto com apenas uma palavra: inofensivo.

Luccas Neto

Luccas Neto é um personagem infantil. Seu timbre de voz, sua linguagem corporal, os temas dos vídeos são pensados para agradar a molecada. Ele mistura vários conceitos antigos da televisão que eu, você, everybody crescemos vendo. Até quadros que a família inteira se reune para ver no Faustão, estão lá em seu canal. Ouso em dizer que de uma forma lembra Os Trapalhões com suas palhaçadas, tortas na cara, pegadinhas.

O seu jeito infantil é inofensivo. Nesses 10 vídeos não escutei UM PALAVRÃO e nem situações vulgares. Ok, entrar em uma banheira de Nutella é algo ridículo, eu sei disso e tenho certeza que ELE sabe disso também. Mas qual o mal que tem isso? Qual mal tem ele imitando uma foca ou comendo feito maluco alguma coisa? Gente, assistíamos um comediante que fazia piada com PINGA e outro com a homossexualidade. Qual mal tem uma banheira de Nutella?

Outro ponto que percebi é com sua preocupação com a alimentação. Luccas Neto ama chocolate e tem um armário lotado dele. Porém ao lado tem uma cesta de frutas e em um dos seus vídeos ele fala que para ganhar chocolate, precisa comer uma fruta. E completa dizendo que as crianças precisam sempre de equilíbrio. Ponto para ele. Claro que esse comportamento foi moldado durante seus vídeos, mas é válido e espero que ele possa ir por esse caminho.

Luccas Neto é um palhaço, um Bozo, para a nova geração e prefiro mil vezes que o meu filho o veja do que caia nos canais podres que existem pela rede, lotados de palavrões, situações perigosas e sexuais e que incentivam a violência.

E aqui vale a ressalva: Sempre assista com o seu filho. Para nós é ridículo ver aquele homem imitando uma foca e falando com se tivesse 10 anos de idade, mas não é para os nosso filhos e filhas. Não somos o seu público. Monitorem e combinem com eles quanto tempo  podem assistir Youtube por dia. Proibir não é o caminho, pois se você o faz seu Padawan vai acabar assistindo em outro lugar e aí ELE vai tirar suas próprias conclusões do que está vendo.

PS: escrevia esse post quando o Padawan e um amigo assistia o Luccas Neto. Viram um vídeo e agora partiram para o videogame.

ATUALIZADO 30/07/2018

O meu Padawan não assiste mais Luccas Neto. O incentivo ao consumismo é forte demais e isso, mesmo com o controle dos pais, acaba sendo prejudicial. Farei um post mais completo sobre o Luccas Neto e as razões que você não deve permitir seus filhos de assistirem.

Apoio SKY TV