Em todo lugar que vou vejo pessoas gravando vídeos ou tirando fotos com smartphones, tablets (sim, eu sei) e câmeras semi-profissionais. Tenho a esperança que depois de voltarem para casa, seja feita uma retrospectiva da viagem (aliás, recomendo esse curso de retrospectiva infantil online) ou editem esse material.

Porém, infelizmente, a maioria dessas pessoas (para não falar todas) gravam, assistem uma vez, ou duas, e nunca mais verão esses vídeos.

E aí, Jovens Padawans, esses vídeos caem no esquecimento e acabam tendo um fim trágico, pois é coisa rara fazer backups.

O que fazer com seus vídeos e fotos das férias
Certeza que essa foto iria se perder com o tempo

Defendo que, sim, precisamos gravar e tirar fotos feito uns loucos nas nossas férias ou de um simples passeio. Porém é necessário seguir quatro passos para que essas recordações fiquem para a posteridade:

  • Passe para o computador os vídeos e fotos;
  • Desapegar;
  • Editar;
  • Backup.

Mais é menos. Tire poucas fotos e grave menos filmes, pois assim é mais fácil editar o vídeo final

Na última viagem que fiz com a família, gravei quase 8GB e vídeo. Tipo, quase 02 DVDs de material bruto. Isso sem contar as fotos….Ao chegar em casa eu passei tudo no computador e comecei a apagar vídeos e fotos que não ficaram bons. Isso é necessário fazer para não manter lixo no computador. Desapegue mesmo, sem dó!

Na hora da edição desapeguei mais um pouco e cortei várias partes de vídeos, juntei um outros para dar a impressão de uma sequência, sonorize, insira fotos e por aí foi. E se você não tem a mínima ideia de como fazer isso, o que mais tem hoje são cursos online para editar vídeos e fotos e indiquei um no começo do post.

Depois do vídeo pronto,  faço backup e envio para o Youtube ou gravo em DVD no caso de uma retrospectiva. Centenas de minutos de vídeos e milhares de fotos resumidas em um vídeo com menos de 02 minutos.

Comece a fazer isso e tenho certeza que no futuro, quando o seu Padawan estiver grande, você irá me agradecer.Nesse vídeo acima usei uma GoPro, iPhone 6 e o programa Final Cut Pro.