Estava em um restaurante esses dias e vi um Padawan brincando com um action figure que parecia do Capitão América. Parecia o Caps pois o boneco era vermelho, tinha máscara cobrindo os olhos e estava com uma arma em uma das mãos e o escudo em outra. Fora que os braços caiam no chão a todo momento.

Fiquei prestando atenção naquele negócio e certamente era um brinquedo pirata. O pai deve ter achado beeem mais barato que os originais e resolveu dar para o seu Jovem Padawan.

Dia das Crianças está aí e segundo uma pesquisa da Fecomercio cerca de 40% da população planeja comprar algo para os Jovens Padawans. E nessa data a molecada ganha brinquedo mesmo!

os-perigos-dos-brinquedos-02

Porém os pais precisam tomar cuidado com esses brinquedos piratas. Todos eles não tem nenhum tipo de certificação e isso pode ser um risco enorme para as crianças. No caso do exemplo acima, os braços estavam saindo a toda hora. Imagina uma criança pequena colocar isso na boca? Olha só o perigo!

A UL fez algumas observações para que os pais possam comprar presentes que unam diversão e segurança. Confira:

  • No caso de brinquedos, adquira apenas produtos com o selo do INMETRO.
  • Verifique a faixa etária para a qual o brinquedo se destina indicada na embalagem – os produtos são avaliados considerando seu uso por crianças desta idade. Assim, seu manuseio por quem é mais novo ou mais velho pode causar riscos. Sempre siga a faixa etária para escolher o brinquedo adequado à idade da criança.
  • Cuidado com brinquedos oferecidos no comércio informal, onde é grande o risco de falsificações – inclusive do selo do Inmetro.
  • No caso de patins, patinetes e skates é importante adquirir os equipamentos de segurança recomendados (capacetes, joelheiras, cotoveleiras), além de evitar o seu uso em vias públicas o que pode ser perigoso à criança.
  • No caso de eletrônicos, pesquise antes sua adequação para a faixa etária da criança.
  • Boa parte dos problemas com eletrônicos ocorrem do manuseio inadequado de partes elétricas ou acidentes com baterias. Use sempre os cabos e carregadores originais do produto.
  • É importante seguir corretamente as instruções do fabricante para carregamento de aparelho que contêm baterias, evitando sobrecargas (nunca deixar uma bateria carregando por tempo demais, por exemplo).
  • Em todos os casos, leia sempre com atenção o manual de instruções do fabricante.
  • Sempre supervisione a brincadeira para evitar acidentes.

os-perigos-dos-brinquedos-01

Como pai, a dica que dou é que SEMPRE cheque se tem o selo do INMETRO e confira a faixa etária. O Padawan já ganhou brinquedo que não era apropriado para a faixa etária dele e fiz a besteira de dar para ele. O resultado? Quebrou em 2 dias….fora o risco de ter quebrado e colocado na boca as peças que voaram pela toda a casa.

É isso! Bom Dia das Crianças para todos os Padawans!

Imagens via Willrow Hood / Shutterstock.com