Diário do Padawan – 05/07/2011 – O que fazer no caso de uma picada de abelha

Ontem o Padawan teve mais uma grande vivência: levou uma picada de abelha no dedo. Moro em apartamento e em andar alto, mas sempre entra abelhas aqui! A Nina, ainda filhote, levou duas picadas.

A Fá tinha falado que tinha uma abelha na cozinha. Achei que ela tinha matado espantando a Bee mas não. Como ela já estava meio “avariada” achou que não iria para o corredor, local que o Padawan tem acesso.

Estava eu na sala quando escuto o Padawan dar um berro. Pensei: “Ué, ele esta no portalzinho da cozinha e ali não tem como se machucar”. Fui até lá e vi na manga da roupa dele a abelha! Na hora sai correndo, olhei a mão dele e estava lá: o ferrão no dedo. Tirei com cuidado e depois apertei para tirar o veneno.

Fiquei preocupado pois o veneno da abelha PODE dar alergia! Peguei ele no colo, fiquei olhando algum sinal de alergia. Nada. Apenas o dedo bem inchado! O bem foi que ele não tem alergia!

Picada de abelha
Olha o dedo vermelho e inchado

Digo que foi um belo susto!

Mais calmo, depois que ele dormiu, comecei a pesquisar o que deve-se fazer em caso de picadas de insetos:

PICADA COMUM

  • Compressas frias, de gelo ou com um pano molhado com água gelada, aliviam a coceira e reduzem o inchaço. 
  • Se surgir alguma bolha no local (coisa que acontece às vezes com picadas de formiga), não a estoure. 
  • Você pode passar pomadas especiais no local para aliviar a dor, a irritação e a coceira. Há cremes que também evitam infecção, no caso de a criança coçar muito a área e criar uma ferida. O ideal é, nas consultas de rotina com o pediatra, já perguntar qual é o creme ideal .
  • Não aplique cremes e pomadas que contenham cânfora em crianças de menos de 2 anos. E nunca use cremes ou pomadas antialérgicas sem indicação médica, porque alguns desses produtos podem desencadear reações locais graves, especialmente quando há exposição ao sol. 
  • Se as picadas estiverem muito inchadas e coçando demais, um anti-histamínico por via oral pode aliviar o desconforto. Mas só dê remédios a que já esteja acostumada e que tenham sido receitados pelo pediatra. 
  • Cuidado, porque certas pomadas para aliviar a coceira podem arder se a pele estiver ferida. 
  • Mantenha as unhas da criança bem curtas para ela não se arranhar muito, e tente evitar que ela coce demais as picadas, mantendo-as cobertas por roupas, por exemplo. 
PICADA DE ABELHA, VESPAS OU MARIMBONDO
  • Veja se consegue enxergar o ferrão e o retire raspando a pele com a sua unha ou com uma superfície reta e dura, como um cartão de banco, por exemplo. 
  • Não use pinça nem aperte a pele da criança com os dedos para expulsar o ferrão, porque pode acabar lançando mais veneno para dentro do organismo da criança. Lave bem a região com água e sabão. 
  • Uma vez retirado o ferrão, trate a picada como qualquer outra. 
  • Se a criança estiver com muita dor, você pode dar um analgésico, como o paracetamol, a que ela esteja acostumada, seguindo a dose determinada pelo pediatra. 
E para a memória do Padawan, a foto da *@#!#@*#*! da abelha: