Sabe a razão de apenas o Cebolinha usar sapatos?

Sempre postam no Facebook uma imagem da Turma da Mônica onde perguntam duas coisas: Qual a razão de apenas o Cebolinha usar sapatos ? Por que apenas Chico Bento tem dedos nos pés?

Quando tive o privilégio de visitar os Estúdios Maurício de Sousa, perguntei diretamente para o criador deles a razão disso.

Bem, a razão de apenas o Cebolinha usar sapatos foi para GANHAR TEMPO. 

Cebolinha foi criado em 1960. A Mônica apenas três anos depois

Quando o Maurício de Sousa começou a desenhar, ele era sozinho. Como suas tirinhas começaram a ficar populares e vários jornais de todo o Brasil começaram a contratá-lo, era impossível dar conta de tantos desenhos. Então, para ganhar tempo e não perder nenhum prazo, ele começou a simplificar os desenhos e uma das alterações que ele fez foi essa, deixar praticamente toda a Turma da Mônica descalças e sem dedos. 

Ele manteve apenas o Cebolinha de sapato (como também deixou o Franjinha, seu primeiro personagem criado), pois desde o começo ele já usava e preferiu não mudar isso. Quando criou os novos personagem ele aboliu os sapatos.

O Chico Bento foi criado em 1961. Como ele era caipira, Mauricio de Sousa colocou os dedos para informar que ele só anda descalço, diferentemente do Franjinha e do Cebolinha. E quando começou a crescer a demanda de trabalho, ele preferiu não colocar dedos nos personagens criados posteriormente, como a Mônica, Cascão e a Magali, para poder desenhar mais rápido.

Ou seja, Jovens Padawan, a razão era que assim ele conseguia desenhar mais rápido os personagens.

ATUALIZAÇÃO

Tem uma tirinha onde o Cascão mostra que usa uma meia….bem, isso foi uma piada interna dos desenhistas 🙂