X
    Categories Curiosidades

Sabe quanto você já deixou de dormir depois que seu Padawan nasceu?

Ao dormirmos, passamos por quatro ciclos de sono. O 1º ciclo é leve e é logo no começo que pegamos no sono. É aquele que qualquer barulhinho nos acorda. Depois os ciclos vão ficando mais pesados e vai até o 4º. Ao chegarmos nesse último, voltamos lá para o 2º e finaliza no ciclo REM (movimento rápido dos olhos) que é onde sonhamos.(1)

Resumindo, passamos do ciclo do sono mais leve ao mais pesado e voltamos ao mais leve. É nesse momento que muitas vezes damos aquela acordada (geralmente lá pelas 03h00 da manhã) e voltamos a dormir. Nos adultos nem percebemos essas mudanças de marcha do sono.

Já os bebês (como todos sabem) é totalmente diferente. O sono é mais leve (até por questão de sobrevivência) e acordam entre os ciclos. Os Jovens Padawans não conseguem ligar os ciclos de sono e o resultado é que acordam constantemente. Geralmente os bebês podem despertar a cada 50 minutos mais ou menos.

Fora ainda que os bebês não fazem a mínima ideia do que é dia e noite e leva um tempo até eles entrarem nesse ritmo. O resultado são noites e mais noites mal dormidas.

Um dia conversando com uma psicologa sobre isso, ela me disse que a melhor maneira de superarmos essa privação de sono é não se preocupar muito com isso e foi categórica em dizer para não ficarmos preocupados que vamos ter de acordar depois de uns minutos. Apenas vá, durma e quando o bebê chorar, levante sem pensar e faça o que precisa ser feito.

Assim deixamos a ansiedade de lado e conseguimos descansar nesses poucos minutos de descanso.

Confesso que aqui funcionou. Íamos dormir sem a preocupação de acordar e quando os Padawans choravam, revezamos e íamos sem reclamar. A ansiedade do MEU DEUS EU PRECISO DORMIR se foi e tudo ficou melhor.

Maaaaas confesso que me deu vontade de chorar quando vi que já perdi 9 meses de sono por causa deles! Um site inglês tem uma calculadora para sabermos quantas horas deixamos de dormir depois que os nossos Padawans nasceram

Você coloca a idade dos seus Padawans (pode colocar mais que um) na The Lost Sleep Calculator For Parents – A Calculadora do Sono Perdido Para os Pais e rapidamente calculam as horas, dias e meses que você deixou de dormir. É assustador, na verdade. E ainda a calculadora te mostra quantas fraldas você já trocou até agora (11.880), quantas histórias contei (508), quantas cantigas (8.880) e outras curiosidades.

Confira lá no The Lost Sleep Calculator For Parents e compartilhe quando tempo você já deixou de dormir.

1. Wiki / Imagens via https://www.shutterstock.com /

Jorge Freire :A aventura de ser pai em um mundo nerd. Tecnologia, cinema, televisão, cultura pop, e todo o mundo nerd você encontra aqui!