X
    Categories Educação

Sabia que ter medo do escuro é normal?

O Padawan começou a ficar com medo de escuro e de fantasmas. Ele até que dorme com a luz apagada, porém se cobre todo. Da cabeça aos pés. Explico que a coberta não é mágica e que irá fazer apenas ele passar calor, mas é inútil. Ele deita e se cobre todo.

Pesquisando um pouco, o medo do escuro aparecer por volta dos 3 anos e desaparece lá pelos 7. E pais e mães, é totalmente normal eles sentirem medo do escuro e isso ocorre na maioria das vezes por causa da imaginação.

Quanto mais a imaginação é aflorada, maior pode ser o medo. Nessa idade, os Padawans não conseguem distinguir a realidade da fantasia e as sombras que ocorrem na escuridão são propícias para que a imaginação role solta.

A psiquiatra Carolina da Costa, do Ambulatório de Ansiedade na Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (SP) explica:

“No escuro, a criança fica mais propensa a imaginar possíveis perigos como, por exemplo, monstros nas sombras, vampiros voando sobre a cama e lobisomens na janela do quarto”

E será que o medo é benéfico para os Jovens Padawans. Será que eles conseguem tirar algo de bom desse sentimento?

Conforme a Maria Dirce Benedito, mestre em psicologia do setor de Saúde Mental do departamento de pediatria da Unifesp (SP), o medo é benéfico sim para as crianças:

“O sentimento pode até ser benéfico para a criança, pois é assim que ela começa a formar o conceito do que é real. Quando os pais explicam que fantasmas não existem, por exemplo, ela entende que o que está vendo faz parte da imaginação”

Perceba algo MUITO importante no que a Maria Dirce Benedito disse: “Quando os pais explicam que fantasmas não existem, por exemplo, ela entende que o que está vendo faz parte da imaginação”. Ou seja, os pais tem papel fundamental para que seus filhos consigam separar a imaginação da realidade. Devemos explicar que fantasmas não existem, que ele está seguro no quarto e que se acontecer alguma coisa estamos ali do lado.

Porém, cuidado. Não devemos sucumbir ao Lado Sombrio da Força. Se o seu filho está com medo de dormir no escuro, não o leve para dormir com você. Esse é o caminho mais fácil, porém o pior. Precisamos ensinar nossos Padawans a lidarem com as emoções negativas. O caminho é ficar um pouco ao seu lado, deixar um abajur aceso ou a fresta da porta aberta e conversar ou contar uma história.

Agora se você perceber que algum dos medos do seu filho são incontroláveis converse com o pediatra, pois pode estar sofrendo de algum tipo de fobia ou um problema de ansiedade.

via e imagens https://www.shutterstock.com

Jorge Freire :A aventura de ser pai em um mundo nerd. Tecnologia, cinema, televisão, cultura pop, e todo o mundo nerd você encontra aqui!