Em São Paulo existem várias empresas de Rádio Táxi. Você liga, aguarda ser atendido e pede o táxi. Porém como a maioria das pessoas hoje possuem um smatphone que possibilita instalar aplicativos, que tal chamar um táxi apertando um botão? E é isso que o app Taxibeat faz.

Taxibeat

 

 

Testei ontem o sistema aqui em São Paulo. O app é bem simples. Depois de um rápido cadastro, você aperta o botão Buscar um Táxi. O app te localiza e coloca o endereço de onde você esta. Se por acaso você estiver dentro de um prédio, basta arrastar o seu ícone até a rua e ajustar o número.

Taxibeat

Depois de te localizar, ele mostra quais táxis estão próximos a você em uma lista ou em um mapa. A escolha é sua. O sensacional é que você pode escolher o táxi que quiser. Não necessariamente o mais próximo. Se o taxista mais próximo tiver um carro pequeno ou a nota que outros passageiros deram para ele for ruim, você pode escolher outro.

TaxiBeat

Depois de escolhido o táxi, aparece um contador marcando 60 segundos. Esse é o tempo que o taxista tem para aceitar ou não sua chamada. Na minha experiência tive de procurar 03 vezes por um táxi. Conversando com o taxista, ele disse que muitos esquecem de marcar no aplicativo que estão indisponíveis pois estão com um passageiro, e acaba dando esse problema. E isso é ruim para o taxista, pois mostra no histórico dele a porcetagem de aceitação. Se você vê um que tem 30% de aceitação de chamada, certeza que você vai procurar outro que tem uma porcentagem maior.

TaxiBeat

Quando o taxista aceitou o chamado, a tela muda e você pode ficar acompanhando o táxi pelo mapa. Você fica rastreando a sua chegada e tem total controle do tempo que falta para ele chegar. E nessa fase da chamada a placa do carro é liberada.

TaxiBeat

Na viagem, fui conversando com o Marcio, taxista, sobre o sistema. Ele tem adorado pois diferentemente dos Rádios Táxis que existem, ele não precisa pagar uma taxa fixa para o uso. Ele é cobrado apenas R$ 2,00 por corrida e nada mais. Os Rádios Táxis chegam a cobrar R$ 700,00 por mês!

Quando chegamos ao meu destino, tanto eu como o taxista finalizamos a corrida e, nesse momento, dou uma nota para ele. Posso inclusive deixar um breve relato sobre o serviço dele. E essas notas nos ajudam escolher, na próxima viagem, um taxista bacana. E o mesmo acontece com ele! Se você é um passageiro chato, ele pode te dar também uma classificação. Aí quando você for fazer uma nova viagem, o taxista vai saber o seu histórico dimuindo as suas chances de pegar um taxi. Ou seja, a classificação vale para os dois, tanto o taxista como para o passageiro. Justo, não?

E no final da corrida você ainda pode compartilhar seu trajeto e os dados do motorista pelo Twitter ou pelo Facebook:

Taxibeat
Dei 5 Estrelas para o Márcio :)

O sistema funciona perfeitamente. Precisa de mais taxistas ainda, pois é muito recente em São Paulo. Porém se você esta na rua e precisa de um táxi e conhece São Paulo, acenar para um acaba sendo mais rápido. Mas você não sabe a reputação daquele taxista. Ou seja, o Taxibeat, com sua classificação, torna-se sua viagem mais segura. Um outro uso é quando você esta almoçando. Já esta no cafézinho e você precisa de um táxi. Acessa o app, procura o táxi e pode ficar sentando dentro do restaurante monitorando a chegada dele. Quando estiver bem próximo, é só sair e pegar o seu táxi.

O Taxibeat esta dispónivel tanto para iOS como para Android. E quando for pegar um táxi, conte isso para ele. Assim mais e mais táxis vão aderir e o sistema ficará perfeito!