Maurício de Sousa sempre procurou tratar nas revistinhas da Turma da Mônica temas louváveis que integrassem com maestria as nossas crianças no contexto social em que vivemos. O personagem Papa-Capim é um pequeno índio curumim que nos ensina um pouco da cultura dos indígenas; Piteco é um homem das cavernas que convive com seres pre-históricos. Embora satirizado, há muitas coisas a serem aprendidas; Chico Bento nos mostra a rotina da roça, do campo e do interior; etc.

Mas uma das  maiores preocupações de Maurício de Sousa na educação através dos quadrinhos sempre foi a inclusão social. Personagens como Humberto, que apesar de surdo e mudo brinca e se diverte como qualquer criança; Dorinha e seu cão-guia Radar, que mostra que não ter a visão é algo que pode ser superado pelo poder da amizade; Luca “Da Roda”, amiguinho cadeirante e fã de Herbert Vianna que esbanja carisma. São apenas alguns exemplos disso.

Turma da Mônica e Personagens Soropositivos

Personagens e temas como Autismo e Síndrome de Down também foram explorados ao longo dos quadrinhos. Mas agora chegou a vez dos personagens soropositivos. Através de uma campanha de conscientização criada pelo próprio Maurício, dois novos integrantes da turminha ganharão vida. Em parceria com a ONG Amigos da Vida, edições com as novas aventuras serão distribuídas em alguns hospitais, brinquedotecas e postos de gasolina. Tudo para a inclusão de Igor e Vitória.

A iniciativa mostrará a vida saudável e repleta de amor e carinho das duas crianças portadoras do vírus HIV. O objetivo da publicação é de esclarecer dúvidas e educar os pequenos sobre como é a vida de um soropositivo e que cuidados são necessários em sua rotina, etc.

Turma da Mônica e Personagens Soropositivos

Divulgado em Brasília em evento da própria ONG, os quadrinhos deverão circular entre o fim de 2012 e começo de 2013. E claro, parabéns mais uma vez a Maurício de Sousa pela iniciativa e carinho por todas as crianças.