X
    Categories Opinião

Vamos acabar com os Mundos Paralelos? | Não ao Casamento Infantil

Quando fiz cursinho, o professor de história (que aliás foi um dos melhores que tive em toda a minha vida) deu um “tapa na cara” de toda a classe já na primeira aula ao dizer que nos éramos privilegiados. Disse que não morávamos no Brasil, e sim em um outro país chamado Higienópolis e Jardins.

Essa aula abriu meus olhos. Comecei a analisar todo discurso e extrapolá-lo para outras realidades. Aprendi com esse professor que existem vários “mundos paralelos” e que podemos viajar através deles, se quisermos. Vamos a um exemplo de mundo paralelo que não temos contato e ele está pertinho de nós?

O Brasil é o 4º país com maior número de casamentos infantis.

Segundo o estudo do Banco Mundial, existem no Brasil mais de 554.000 meninas de 10 (dez!!) a 17 anos que se casam. O casamento infantil se concentra mais em dois estados: Pará e Maranhão. No caso dos meninos, foram 101.846. Alarmante da mesma forma, porém absurdamente inferior do que das meninas.

Aqui entra algo que muitas pessoas não acreditam que existe, que é pressão de um lado da sociedade etc etc etc: o machismo. Nesses casamentos os meninos são provedores da família, com acesso livre aos espaços públicos num quadro onde existe maior liberdade e infidelidade. Eles continuam na escola e acabam tendo uma profissão.

As meninas, não. A evasão escolar é enorme pois elas se tornam as cuidadoras, responsáveis pelas tarefas domésticas, e encontram-se limitadas ao espaço privado e afastadas dos seus pares.

Pequenos Gafanhotos, só porque TODO mundo que você conhece não sofre com algo, não significa que esse algo não exista. Existem mundos paralelos que você não tem contato.

Está rolando uma Petição Online apoiando o Projeto de Lei 7119-2017 que tramita no Congresso e visa proibir totalmente o casamento de crianças e adolescentes antes dos 18 anos, barrando as brechas existentes na lei atual. A mudanças será:

  • Artigo 1520: Não será permitido, em qualquer caso, o casamento de quem não atingiu a idade núbil (art.1517).

Vamos assinar? Vamos ajudar a acabar com esses mundos paralelos que existem em nosso País? Só assim podemos proporcionar um futuro para milhares de Padawans. Só assim podemos mudar nossa realidade.

Imagem via https://www.shutterstock.com

Jorge Freire :A aventura de ser pai em um mundo nerd. Tecnologia, cinema, televisão, cultura pop, e todo o mundo nerd você encontra aqui!