O bacana de ter muitos amigos offline (quando digo offline é que nem Facebook eles tem) é que começamos a perceber que temos alguns problemas. Um deles, e que eu assumo publicamente e já resolvi, é que eu era viciado em ficar olhando o iPhone a todo momento quando estava na presença de amigos e familiares em encontros. Minha vida online era mais importante que a offline

Vida Online e Offline – saiba separá-las

Email, twitter, fanpage, facebook, previsão do tempo, atualização de aplicativo, bolsa de valores, Instagram são os principais apps que consumiam o meu tempo. Todo minuto eu dava uma olhadinha para ver se tinha algum email ou uma curtida em alguma foto no Instagram. Deixar claro que isso ocorria quando eu estava em momento de lazer. Quando trabalho sou mais focado e tal e uso o Técnica Pomodoro e GTD. Continuando.

Certo dia, conversando com a Fá, cheguei nessa conclusão que eu precisava me desligar mais quando eu estava tanto na presença dela como de amigos. Relutei e tal, dizendo que era exagero, até ela comentar algo que me chocou: eu estava mais preocupado com comentários que faziam no blog, twitter e fanpage do que os comentário que um amigo fazia em alguma conversa. E me deu alguns exemplos. Parei, pensei e concordei com ela. Tinha de mudar. E mudei. Isso ocorreu faz uns 06 meses atrás.

Tenha controle e curta seus amigos reais

Hoje, quando encontro amigos, deixo o celular no bolso e no vibracall. Agora com essa função de Não Pertube no iOS6, nem notificações do Twitter/Facebook recebo mais. Claro, tiro fotos do Padawan e tal, como todos os pais, mas nada de ficar checando email/twitter/facebook ou afins quando estou com meus amigos reais. 

Mas percebo que esse mal não é só meu. Ontem na festa de aniversário de uma amiguinha, percebi várias pessoas sentadas nas mesas e cada um com seu celular checando o Facebook. Uma chance para fazer novos amigos e conversar torna-se um momento solitário. Triste. Por isso tomei essa atitude e hoje, raramente, pego o celular e fico verificando minha vida online.

Deixo com vocês essa reflexão e essa tirinha abaixo para que vocês possam também enxergar que tem esse problema também e tome uma atitude para compartilhar momentos reais com amigos reais ;)

Vida Onlinevia