X
    Categories Alimentação

Você alimenta seu filho com calorias vazias?

Em casa cortamos refrigerantes e néctar de frutas (os sucos de caixinha) desde que o Padawan nasceu (2010). Foi difícil no começo para a Fá e para mim, pois tínhamos o costume de tomar essas coisas aí. Juro que por um bom tempo só bebia refrigerante como água. Mas por amor aos nossos filhos, conseguimos mudar nossos hábitos.

A razão dessa mudança todos sabem: refrigerantes e néctar de frutas são um veneno para o organismo. A quantidade de aditivos artificiais, adoçantes, corantes e de química geral que colocam neles seria o suficiente para qualquer país tomar providências, pois o consumo sistémico desses alimentos impactam diretamente na saúde da população. Ou seja, o país acaba gastando horrores na saúde para tratar de diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras.

Hoje morrem mais pessoas por excesso de peso do que por fome em todo o mundo (via). E aqui no Brasil já caminhamos para isso. De cada 3 crianças, uma está obesa. (via)

A Folha fez uma reportagem mostrando as diferenças entre Suco Integral de Laranja, Néctar de Laranja e Refrigerante de Laranja. Usam a mesma quantidade e no infográfico abaixo mostraram o que contém em 1 copo de 200 ml:

É fácil analisar e chegar a conclusão que o Suco Integral de Laranja é o mais saudável. Não tem nada químico neles pois usam sistemas de sucos prensados a frio e a pasteurização de alta pressão. Esses sistemas destroem microrganismos patogênicos por interrupção de suas funções celulares. Ou seja, usam a física e não química.

Agora perceba a quantidade de açúcar em cada bebida. Praticamente a mesma, certo? A média são de 20g de açúcar por copo. Tema até uma pilha de açúcar ao lado dos copos para deixar a parada bem didática. Porém aí tem um erro perigoso. 20 gramas de açúcar em um alimento saudável é totalmente diferente de 20 gramas em um alimento ultraprocessados.

E aí entra a calorias vazia, termo (contraditório) usado por nutricionistas para explicar os Alimentos Ruins.

Caloria vazia são alimentos que não apresentam valor nutricional e elevam o estoque de energia, resultando em excesso de gordura e doenças crônicas. Não temos benefícios nutricionais com esses produtos. Mesmo os três exemplos tendo a mesma quantidade de açúcares, o Suco Integral de Laranja tem carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais e mesmo com os seus 20 g de açúcar – que no caso é da própria fruta – o suco integral de laranja tem opções nutritivas e auxiliam no funcionamento do organismo. O suco não se transforma em gordura rapidamente pois o organismo precisa processar os outros ingredientes o tornando mais saudável. (via e via)

Então pais e mães, vamos mudar nossos hábitos por causa dos nossos Padawans. Leiam rótulos e sigam essa regra: se você não souber o que colocaram dentro, não compre. Simples assim. Certeza que você no futuro irá agradecer MUITO essa mudança da hábito.

E se você souber mais do assunto, me ajude a deixar o post mais rico! Comente. E bom senso turma. BOM SENSO! Em uma festa, um evento, podem sim tomar e comer o que servem. Não é a exceção que mata, e sim o padrão 😉

Imagens via https://www.shutterstock.com

Jorge Freire :A aventura de ser pai em um mundo nerd. Tecnologia, cinema, televisão, cultura pop, e todo o mundo nerd você encontra aqui!