Muitos dos filmes, desenhos e animações são adaptações. Alguém escreveu um livro, fez sucesso e a história vai pra o cinema.

É muito normal compararem as adaptações cinematográficas e acho isso errado. São mídias distintas e precisam ser tratadas assim. O que funciona no papel, não necessariamente irá funcionar na tela. Ao compararmos essas duas mídias, iremos sempre nos frustrar.

Existem alguns filmes que nos foram apresentados primeiros no cinema. A grande maioria até desconhece que é uma adaptação oriunda de um livro. A Disney faz isso sempre. Todos seus desenhos clássicos são adaptações de livros antigos. Por exemplo, Mogli foi escrito pelo escritor inglês nascido na Índia, Rudyard Kipling, e o escreveu entre 1893 e 1894. O nome original do livro é O Livro da Selva (The Jungle Book).

O enredo do livro é parecido com o desenho e do recente live-action do O Livro da Selva, lançado também pela Disney. Porém como na maioria desses contos, a adaptação suavizou muito a tensão da história.

No livro original, Mogli é perseguido pelos Guardas Florestais e a sua família adotiva é presa. Em represália Mogli envia búfalos e elefantes para a aldeia e mata todos, menos os seus pais adotivos.

Ou seja, o livro não é para os Padawans. Da mesma forma que A Bela Adormecida, Branca de Neve e a Cinderella também não são.

Esse livro que ilustra o post – Histórias de Mowgli do Livro do Jângal – ganhei da editora Martin Claret. Veio também Grandes Contos do H.P. Lovecraft, Peter Pan, As Aventuras de Pinóquio – Histórias De Uma Marionete e dois volumes de Sherlock Holmes. E lá também tem vários outros com histórias originais que valem não só a leitura como também ter em sua biblioteca.

E aqui fica minha pergunta: você mostra as versões originais para os seus filhos? Você conhece as histórias originais? Se não, fica a dica. Agora vou esperar meu Padawan crescer mais um pouco para lermos juntos essas histórias. Por que, né, o moleque tem 6 anos e algumas histórias são beeem impróprias.