O Padawan de Natal herdou o iPad Mini que era da Fá. Na verdade ele já usava mais que ela o tablet e só formalizamos e tal.

Desde pequeno o Padawan brinca de videogame, tablet e mexe em nossos smartphones. A Youngling está indo para o mesmo caminho. Já mudar de telas, dá zoom nas fotos e sabe sair de aplicativos.

E agora ela já está disputando com o irmão o tablet:

Importante ressaltar, que em 2016 a A Academia Americana de Pediatria (AAP)  alterou a ressalva que crianças abaixo de 2 anos não devem usar aparelhos eletrônicos. As novas recomendações baseiam-se na supervisão dos pais, em vez do limite de idade ou horas gastas em frente à televisão ou tablet. (fonte)

Estas são algumas das novas recomendações da AAP:

  • Os pais devem brincar com os seus filhos e controlar o uso de aparelhos eletrônicos;
  • A aprendizagem dos bebês devem ser feitas através da comunicação verbal e não através de vídeos.
  • A qualidade dos conteúdos que as crianças usam na aprendizagem impõe-se à plataforma
  • Os pais devem envolver-se nas atividades tecnológicas dos filhos, no sentido de supervisionar e acompanhar. Em caso de bebês, a supervisão é essencial.
  • Dê preferência a atividades familiares sem o uso da tecnologia. Tempo de qualidade em família é essencial, e nestes casos os aparelhos eletrônicos não devem ser considerados.

O ítem em negrito é interessante. SEMPRE a qualidade do conteúdo é mais importante que o formato e o tempo de uso. Ou seja, se o seu Padawan usa o tablet para fazer um curso de origami, pintura, de desenhos, de geografia, matemática, história o tempo de uso e o formato ficam em segundo plano.

Mas como sempre gosto de dizer, ficar 12 horas lendo um livro é tão prejudicial quanto ficar 12 horas na frente de um tablet.

Defendo sempre o equilíbrio. Deixe seus Padawans brincarem com smartphones, tablets, videogames, mas também façam eles se sujarem, jogarem bola, atividades manuais etc. Aqui nunca damos preferência para uma plataforma. Tanto que o Padawan larga o videogame para sair com os amiguinhos para jogar bola correndo.

(aliás, quando eu escrevia esses post, o Padawan estava jogando videogame e o chamaram para andar de bicicleta. Largou tudo – ligado! – e saiu correndo)

E, claro, ele sempre está fazendo novas atividades para que desenvolvimento dele seja amplo:

divertir e recrear ensinando marcenaria

É isso. Deixem seus Padawans livres para descobrirem TUDO. Fiquem supervisionando sempre e deixem os moleques brincarem.

Imagem do Padawan fazendo consertando uma rodinha foi do Divertir & Recrear