Esse ano fui no evento promovido pelo Papo de Homem, o Pai 2019. Em uma das conversas, fizeram uma analogia sobre a paternidade (e por que não a maternidade?) com uma forte turbulência.

Quando as máscaras de oxigênio caem do teto do avião, a instrução é clara: primeiro os adultos colocam as máscaras neles e só depois nas crianças. Se os pais e mães não se cuidarem, serão incapazes de cuidarem dos seus filhos e filhas de uma maneira apropriada.

A saúde física e mental dos pais e mães precisa ser prioridade, pois só assim terão capacidade de educarem e cuidarem da melhor maneira seus Jovens Padawans.

Esbarrei ontem com esse texto abaixo sobre os benefícios para o casal viajar sem os filhos e concordo 100% com ele, até porque sempre fazemos isso e é revigorante. Já tive contato com casais que não viajam sem os filhos e filhas e, hoje, estão separados.

Claro que não é regra e tem tantos outros que viajam e estão super bem. Mas como o texto diz, nenhum relacionamento é como o outro, mas vale a reflexão.

Confira o texto logo após a imagem.

Barcelona 2019

Nenhum relacionamento é como o outro, então como conselhos sobre casamentos podem ser aplicáveis a todos? Mas vou quebrar minha própria regra e dizer algo que mais casais precisam ouvir: você e seu parceiro devem ir viajar todos os anos sem seus filhos. Pode parecer uma sugestão óbvia, mas você ficaria surpreso com quantos casais nunca estiveram longe de seus filhos.

Constantemente estar juntos não é saudável para ninguém, incluindo seus filhos. Aqui estão as cinco principais razões pelas quais viajar apenas com seu parceiro é muitas vezes a diferença entre um casamento frio e um casamento “Eu quero o que aquele casal tem

1. Sexo

A diferença entre um parceiro e um amigo é isso. E se há uma área do casamento que tende a sofrer mais depois das crianças, é o sexo. Seja pelo esgotamento mental e físico, bebês e crianças em sua cama, falta de tempo, um milhão de tarefas para serem feitas ao mesmo tempo acaba tornando o sexo um pouco menos sexy. Mas você sabe o que realmente pode ajudar a resolver isso? Um quarto de hotel, um cenário de clima tropical e a noção de que a única coisa na agenda para os próximos dias é beber vinho, comer comida boa, falar sem interrupção e não ter mais ninguém para cuidar e/ou limpar.

É incrível como é fácil voltar à mentalidade de “Oh meu Deus, estou realmente atraído pelo meu parceiro“, porque a rotina diária pode facilmente confundir isso.

2. Conversas que não se concentram em seus filhos e filhas

O casal conversa durante o dia, antes da hora de dormir e no meio do desenho da Patrulha Canina, mas são conversas que envolvem na maioria das vezes os filhos. Sair, sozinhos à noite é um bom começo, mas, na minha opinião, leva alguns dias para lembrar que vocês são pessoas que existem sem os filhos.

Quando meu marido e eu viajamos, conversamos constantemente sobre as crianças pelas primeiras 36 horas e, de repente, esquecemos. E é glorioso. A saúde da família é tão forte quanto a unidade parental, não importa o que pareça, e quando meu marido e eu não estamos tendo conversas significativas que não envolvam nossos filhos, acho que nossa saúde geral da família sofre.

Orlando 2018 – Discovery Cove

3. Explorar coisas novas.

Lembra quando você conheceu seu marido/esposa e tudo foi emocionante? E tudo o que falávamos era engraçado, espirituoso e inteligente? Rotina do casamento, estresse da vida em geral e um monte de crianças faz com que o entusiasmo se dissipa. Quando você viaja para um novo lugar com apenas seu parceiro ou parceira, de repente tudo (mesmo atividades mundbanais) se tornam em uma camada mais excitante. E sim, é divertido viajar em família e explorar, o que você deve fazer com frequência, mas é muito divertido explorar apenas com seu parceiro.

Você pode até lembrar por que você se casou com eles em primeiro lugar ou, pelo menos, rir (mesmo que apenas ocasionalmente) de suas piadas novamente.

4. As avós e avôs agradecem

Eu percebo que até mesmo ter a oportunidade de ficar longe por uma semana ou alguns dias com apenas seu parceiro ou parceira requer uma certa ajuda dos familiares. Mas estou disposto a apostar que seus pais, irmãos, amigos íntimos, sogros, sogras etc têm interesse na saúde de seu casamento. As pessoas que amam você querem ajudar, e eu não conheço muitos avós que não estão clamando por mais tempo com os netos.

Minha mãe diz que agora entende que a razão para ter filhos é “ter netos” (obrigado, mãe). Mas com toda a seriedade, você deixa seus filhos por alguns dias com outras pessoas que amam e cuidam deles é uma ótima experiência para todos.

Monte Verde 2017

5. Viajar é bom para a alma.

Quando ficamos em nossas próprias bolhas, é fácil esquecer que existe um mundo inteiro cheio de pessoas diferentes, perspectivas diferentes e ideias bonitas que valem a pena ver e conhecer. Quando você viaja e pode estar totalmente presente sem um monte de crianças puxando sua perna, você se permite a capacidade de convidar novas experiências para a sua vida, que você então leva para casa.

Toda vez que meu marido e eu saímos juntos sem nossos filhos, voltamos apreciativos, agradecidos, reenergizados e animados para reentrar felizes em nosso caos. Fazemos questão de fugir pelo menos quatro dias por ano, só nós. Nós não temos um casamento perfeito, mas eu ouso dizer que temos um ótimo casamento. E eu definitivamente acho que é porque priorizamos e valorizamos nosso tempo tanto quanto o tempo da família.