Essa última terça-feira foi engraçada. A princípio eu não iria falar sobre, mas a pataquada tomou proporções bíblicas e o falatório foi tão intenso que mudei de ideia. O negócio é o seguinte: saiu a notícia que no número 10 de X-Treme X-Men, Wolverine e Hércules vão protagonizar um beijo gay. Isso aí, o baixinho invocado dos X-Men teria se assumido homossexual e ainda daria uns pegas no Leão do Olimpo! Claro, isso causou a ira dos fanboys do tampinha (não que eu tenha algum apreço por fanboys, claro).

Wolverine gay

Quer dizer que Logan, o carcaju, o melhor no que faz, o maior pegador da Marvel saiu do armário!? HOLD YOUR HORSES!!!

Pra você ver que a mídia geral falando de mundo nerd (ou de ciência, o que for o prato do dia) é como uma tartaruga tentando costurar, os veículos nem se deram ao trabalho de checar a fonte, senão perceberiam que, além de NÃO SEREM os personagens do universo principal da Marvel, se trata de notícia velha!

Wolverine gay 02
Vai encarar?

 

Seguinte: esses personagens são de um universo alternativo ao tradicional (chamado pela Marvel de Earth-616), e esse baixinho faz parte de um grupo chamado “X-Treme X-Men”, formado por versões dos heróis de diversas realidades. A revista já é publicada desde meados do ano passado. Antes disso, os personagens já foram apresentados no início de 2012, em Astonishing X-Men v3 #45 (Jan/2012), e desde então fora estabelecido que este Wolverine, que sequer atende por esse nome ou por Logan, mas por Coronel James Howlett, governador do Domínio do Canadá e vice-rei de Shangri-la serviço de Sua Majestade (ufa!), era gay e amante de Hércules, o Príncipe do Poder (que nem dá para classificar como homossexual, afinal ele é da era dos mitos gregos, o conceito de sexualidade era outro; quem leu a Teogonia ou assistiu a série Roma sabe disso).

Wolverine gay

Sabe o que parece? Que alguém dentro de uma redação que nunca leu quadrinhos na vida descobriu isso por acaso e pensou caramba, isso rende uma polêmica, soltou a notícia requentada e, claro, ela se espalhou que nem gripe. Para você ter ideia do nível de amadorismo, a revista com o beijo dos dois saiu nos States dia 13/02, há quinze dias atrás. Claro que gerou o buzz esperado, mas eu, que estou acompanhando a série desde o início, olhei e disse “e daí?”.

E vou estender esse ‘”e daí”: seria algum problema grave se o Wolverine tradicional resolvesse se assumir gay? Ano passado a DC alterou a orientação sexual do Alan Scott, o Lanterna Verde da Terra-2, e foi o mesmo burburinho, lembra? O AJ falou disso aqui. A Marvel mesmo realizou também em 2012 o casamento do primeiro personagem assumidamente gay das HQs, o Estrela Polar.

Wolverine gay

Ou podemos voltar mais atrás e lembrar o casal Apolo e Meia-Noite, do Stormwatch. Eu só não gosto muito de citar a Batwoman porque ela virou o pacote de minorias aos olhos da DC: mulher, lésbica e judia (mas as histórias dela são muito bem escritas).

Apesar de todos os ataques, as histórias se provaram de ótima qualidade e o público aceitou. Mas ainda é uma pena que no geral as editoras ainda tem receio de abordar um tema tão espinhoso. Foi realmente deprimente uma personagem tão bem construída quanto Victoria Hand, a conselheira dos Vingadores do Luke Cage, tenha morrido de forma gratuita. O fato dela ser homossexual era um mero detalhe.

Agora dos casalzinhos mais recentes, os mais legais de acompanhar são Julie Power do Quarteto Futuro e Karolina Dean dos Fugitivos, e Wiccano e Hulkling dos Jovens Vingadores. O primeiro casal não é bem um namoro, mas um flerte, bem coisa de adolescentes mesmo. Já o segundo é um namoro engatado já há algum tempo.

Wolverine gay

Enfim, cada um tem sua opinião. Eu gostaria sinceramente de ver mais histórias abordando o tema no futuro, e você? Deixe sua opinião aí nos comentários. 🙂