Ícone do site Nerd Pai

50 milhões de perfis do Facebook foram manipulados e o seu pode ser o próximo

Uma empresa de Marketing, a Cambridge Analytica, foi banida do Facebook semana passada. Nada de novo aqui, pois várias Fanpages e perfis são banidas todos os dias pelo Tio Mark. Porém nesse caso é diferente: A Cambridge Analytica  manipulou as eleições dos EUA através de 50 milhões de perfis do Facebook.

Mas como assim manipulou? Eles usaram esses perfis para votarem no Tio Trump? Como isso é possível? Não, não é bem assim Pequenos Gafanhotos e explicarei nas próximas linhas.

Através daqueles testes que parecem inofensivos do Facebook (Como eu seria se fosse homem? Como eu seria se fosse um astro de Hollywood?), você dá certas permissões para os criadores desses testes. Seu email, data de nascimento, sexo, lista de amigos, fotos, postagens, o que você comeu, para onde viajou, se vota e por aí vai. Através das postagens realizadas no Facebook, as empresas analisam profundamente esses dados e assim conseguem criar campanhas publicitárias no Facebook que poderão te influenciar fortemente a tomar uma decisão.

Mensagens, fotos, postagens são ouro para quem sabe o que fazer com elas.

Funciona assim. Vamos supor que você é Americano. Quando o algoritmo dessas empresas analisaram o seu perfil (levou dois meses para fazerem isso) perceberam que você tem dúvidas sobre a integridade da Hillary Clinton, não tem certeza que o controle de armas é eficaz, que gosta de comer camarão apimentando, que a cor predominante em suas fotos é azul e seu primo perdeu o emprego para um imigrante mexicano.

O algoritmo achou, por exemplo, 1.000.000 de perfis semelhantes ao seu e o classificaram como Ordem 66. Como eles tiveram acesso ao seu email e de todos os outros, é fácil direcionar publicidade especifica para vocês.

Na campanha do Trump a Cambridge Analytica fez mais de 50.000 inserções diferentes de propagandas no Facebook. Repetindo: 50 mil inserções diferentes. Ao definir a propaganda que a Ordem 66 iria ver, começou a pipocar anúncios distorcidos sobre a Hillary Clinton, fake news sobre o controle de arma, desinformação sobre imigrantes ilegais. As imagens dessas inserções tinham tom azul.

Como a Ordem 66 estava em dúvidas sobre esses pontos, a Cambridge Analytica só teve o trabalho de alimentá-lo erroneamente com notícias distorcidas e, assim,  induziu a acreditar nelas. A Ordem 66 foi manipulada e ao ver uma notícia que sanava totalmente suas dúvidas sobre um determinado assunto, compartilhava para sua redes de amigos. Ela se tornou defensor daquelas fake news e nem fatos conseguiam fazer a Ordem 66 mudar de ideia.

O resultado final todos sabemos qual foi.

A Cambridge Analytica já está no Brasil. Ela possui muitos braços e não será o banimento de uma das suas Fanpages que irá parar com esse tipo de atitude. Porém VOCÊ pode ajudar a não ser influenciado por fake news e desinformação para que erroneamente tome uma decisão. O que deve fazer é quando entrar em um teste qualquer e aparecer uma tela pedindo para se conectar ao Facebook, saia. Não concorde e não vá em frente.

Mas Nerd Pai, tem sites de notícias que pedem para você realizar login pelo Facebook. E aí, o que faço? Negue e faça o login através de email e senha. Todos os sites sérios dão a opção de realizar login usando seu email e senha. Essa é a maneira mais segura de manter seus dados em privacidade.

Bem, é isso. Eleições chegando e muitos políticos contrataram empresas de Marketing Político para fazerem esse tipo de coisa. Você pode achar que com você é diferente, você não é influenciado e tal. Bem, finalizo o post com uma frase do filme Os Suspeitos, de 1995:

“O maior mérito do diabo é que todos acham que ele não existe.”

Mais informações:

Imagens via https://www.shutterstock.com

Sair da versão mobile