Ícone do site Nerd Pai

6 dicas para ajudar o seu Padawan a comer melhor

Não temos problemas com a alimentação do Padawan. Ele come de tudo e ama salada e legumes. O único problema que temos é que tem dias que ele só quer comer alface, tomate e cebola!

Bem, cada um com seus problemas, certo? 😉

A Abbott realizou um estudo sobre alimentação infantil. Foi constatado que 51% dos Padawans tem dificuldades na hora da refeição.

51% é muito coisa, não?

Para facilitar os pais e mães, a Abbott listou 6 dicas para ajudar os Padawans a comerem melhor.

1.   Evite distrações nos horários das refeições, como TV ou brinquedos

Parece meio óbvio, mas muitas pessoas teimam e dar a refeição aos Padawans na frente da TV ou usando tablets.

Os Padawans PRECISAM ver o que estão comendo para que possam associar o sabor dos alimentos. Nada adianta tacar espinafre na boca do moleque sem ele ver. Pode até funcionar durante um tempo, mas no futuro certamente ele irá declinar, pois ele “desconhece” esse alimento.

2.      Mantenha uma atitude neutra e agradável durante a refeição com seu filho.

Hora da refeição é hora de cobranças? Nope! Sente à mesa e converse sobre o dia, mas deixe as broncas e cobranças para outra hora. Associar sentar à mesa com broncas não dá certo!

3.      Incentive o apetite:

Sem pressa! Tente fazer as refeições com calma! Converse e explique como fez a comida e o que ela pode trazer de bom para o organismo.

4.      Sirva alimentos apropriados para a idade da criança.

Que tal servir Ovos Benedict no café da manhã, um Steak Tartare no almoço e um belo Bife Wellington no jantar para o seu Padawan?

Ao lidar com os Padawan, menos sempre é mais! Não dê comidas sofisticadas e tal para eles. Um arroz, feijão, bifinho, salada e legumes é o ideal para a molecada!

Ao querer servir alimentos que não são apropriados para os Padawans a frustração será tanto sua como a dele. E, claro, quem vai sair perdendo com isso será ele!

5.      Use e abuse de receitas saudáveis e ofereça continuamente novos alimentos

Em 2012 fui convidado pela Abbot para ir ao 4º Encontro Internacional sobre Dificuldades Alimentares. Ficamos um tempão conversando com o Dr. Mauro Fisberg, pediatra e professor da Unifesp sobre um transtorno alimentar infantil chamado Picky Eater.

Pois bem, o Dr Fisberg explicou que os Jovens Padawan tem neofobia, que é o medo do novo. No momento que você coloca um brócolis na frente deles a primeira reação é medo, pois ele acha que aquilo ali irá fazer mal a ele!

Neofobia nada mais é que um instinto de sobrevivência e estamos aqui hoje por causa dele!

Pois bem, os Padawans só irão acreditar que aquele alimento novo não irá matá-lo depois de você introduzir o alimento de 10 a 15 vezes! Claro que ele pode gostar de primeira e tal, mas na grande maioria eles demoram MUITO para gostarem do novo alimento.

É por isso que devemos SEMPRE estar inserindo novos alimentos e mesmo que eles a joguem na parede devemos estar insistindo. Mas, claro, com moderação! Nada de forçar o Padawan a comer algo que ele não quer e/ou tem medo!

E algo que ajuda também é os pais darem o exemplo! O que adianta você colocar couve-flor no prato do seu filho e você não o comer? Isso só vai reforçar que aquela coisa branca lá vai pular do prato e irá tentar arrancar uma orelha do seu Padawan!

Uma observação: seu Padawan REALMENTE pode não gostar de algum alimento e é necessário identificar isso! Oras, ninguém é obrigado a gostar de tudo, certo?

6.      Incentive a auto-alimentação do seu Padawan

Padawans se sujam e ponto final. Existe máquina de lavar roupa e produtos que tiram praticamente todas as manchas. Deixe os moleques brincarem com a comida! Eles precisam sentir a textura, a temperatura e fazer a experimentação por conta própria!

Isso ajuda muito a criar intimidade com o alimento!

Bem, é isso! Espero que com essas dicas eu possa estar ajudando vários pais e mães nessa batalha de fazer nossos Padawans comerem bem!

E se você tem alguma dica, deixe nos comentários, ok?

Imagens http://www.shutterstock.com

Sair da versão mobile