Ícone do site Nerd Pai

6 dicas para que a adaptação escolar seja tranquila

Férias escolares chegando ao fim e tem muitos Padawans que estão indo pela primeira vez em suas vidas para a escola. Para os pais e mães, é um momento agridoce: ficamos felizes de ver os avanços dos nossos filhos e filhas, mas também dá uma tristeza danada em ver que eles estão crescendo.

Como sempre falo, a paternidade e a maternidade é uma eterna contradição.

Para os nossos Padawans, tudo é novidade. Novos lugares, novos estímulos, nova rotina e novos amigos. E como se trata de algo novo na vida deles, é normal o medo estar presente e será necessário uma fase de adaptação.

Esse período pode durar alguns dias ou semanas. É importante trabalhar e conquistar a confiança dos pequenos e o olhar dos pais para a situação. Um trabalho bem feito em conjunto sempre dá bons resultados”, conta a pedagoga Marizane Piergentile, diretora da Rede Adventista da região do ABC e Baixada Santista.

Como então devemos agir com nossos filhos e filhas? Confira algumas dicas para que tudo corra da melhor maneira possível:

  1. Mande um brinquedo, uma fraldinha, cobertor ou algo de casa que possa ajudar a criança a dormir melhor e não sentir tanto a distância dos pais e de casa.
  2. Demonstre confiança nos profissionais e deixe que eles acolham a criança também. Os pequenos sentem essa segurança dos pais e isso torna o processo mais fácil.
  3. Só prometa o que será possível cumprir. Se disser que ficará lá até a hora de ir embora, esteja lá, se prometer chegar no horário exato da saída, chegue, pois a criança pode precisar dessa segurança. Se não conseguir ficar, não prometa.
  4. Converse bastante com seu filho, explique todo o processo, envolva o pequeno nos preparativos para a nova escola, como arrumar o uniforme, comprar alguns itens da lista, até mesmo a visita para escolher a escola pode ser feita com a criança.
  5. Dê detalhes sobre a criança para os profissionais. Saber sobre preferências de brincadeiras, desenhos, histórias, personagens, músicas, comidas, tudo o que for possível ajuda a equipe que receberá o novo aluno a tornar tudo mais familiar, a falar sobre assuntos que ele gosta, a fazer atividades que chamem a atenção para mudar o foco da separação.
  6. Faça combinados com a escola. Se a criança manifestar saudade, se não quiser ficar e se chorar, a escola pode contornar ou os pais podem preferir buscar nesse início. Tudo pode ser combinado.

Lembrando que toda a escola tem um período preparado para essa recepção dos novos alunos, com profissionais designados para acolher e acomodar a criança nesse início. Se chega chorando sempre tem alguém para cuidar e levar para um ambiente divertido, para proporcionar atividades para essa recepção, por isso é muito importante que os pais confiem na instituição e nos profissionais que escolheram para esse cuidado, complementa Marizane.

Então, pais e mães, demostrem confiança aos seus filhos e filhas, pois isso é primordial para a adaptação escolar.

Imagens via https://www.shutterstock.com

Sair da versão mobile