Ícone do site Nerd Pai

7 rituais que ajudam a colocar as crianças na cama

Olha, até temos sorte com nossos filhos no quesito hora de dormir. Quando chega a hora, lá pelas 20h30/21h00, falamos que está na hora de dormir e eles vão de boa. Claro que de vez ou outra eles dão uma reclamada e tal. Faz parte.

Bem, aqui fazemos o seguinte quando chega a melhor hora do dia:

Se você perceber, existe um ritual aqui de 7 passos. Porém cada família é uma família e o que funciona na minha não necessariamente irá funcionar na sua.

A Fatherly fez um post com 7 rituais na hora de dormir que funcionam. Achei interessante o lance de respirar, pois tem muito a ver com ioga e realmente respirar ajuda a equalizar a frequências cardíaca e cerebral tornando o processo de dormir mais fácil. Uma outra é sobre se alongar. Bem, essa nem arrisco em fazer pois pode virar bagunça.

Como as coisas aqui já funcionam, não irei mexer em time que está ganhando. Talvez o lance de desligar mais cedo as telas e aplicar a respiração com o leite. Confira depois da imagem os 7 rituais que ajudam seus Padawans a dormirem.

1. Desligue todos os aparelhos eletrônicos

TV, iPads, videogames – todos esses dispositivos estimulam quando o que você está tentando fazer é ajudar seu filho a relaxar. “É uma das armadilhas mais comuns para os pais”, diz Jennifer Waldburger, co-criadora do Sleepy Planet Parenting e co-autor da The Sleepeasy Solution. “Mesmo que alguns dispositivos estejam disponíveis agora sem a luz azul, que é conhecida por estimular o cérebro, os próprios dispositivos ainda têm o efeito oposto do que você está procurando“.

2. Ter um tempo de conexão verdadeiro

Sentado lado a lado assistindo TV com seu filho pode parecer uma atividade de conexão verdadeira, mas não existe interação pai/mãe-filho nela, como observou a Waldburger. “Se o seu filho não sentir que está recebendo um preenchimento genuíno do tempo de conexão com seu pai/mãe, ele certamente irá te procurar no meio da noite”. Em vez de TV, experimente jogar com blocos ou animais de pelúcia no chão juntos. Inventar histórias e trocar idéias.

3. Diga sempre boa noite

As crianças acreditam que o mundo ao seu redor vai dormir quando o fizerem. Sente-se quietamente com seu filho na cama e dê boa noite para ele e também para várias coisas no quarto dele, como bonecos, bonecas, bichos de pelúcias etc. Depois de dizer boa noite para o postar do Relógio McQueen, ao relógio, ao trem de brinquedo e aos animais de pelúcia, é hora de dizer boa noite um ao outro também.

4. Ensine a respiração da barriga

Este ritual inspirado em ioga tem sido praticado por culturas em todo o mundo há séculos. Seu filho também pode se beneficiar disso, diz Waldburger. “Comece por ter seu filho deitado de costas na cama e coloque um livro leve ou bicho de pelúcia no estômago“, ela sugere. “Diga ao seu filho que tente gentilmente fazer o brinquedo se levantar e cair, inalando e exalando profundamente, inflando seu estômago com ar a cada vez“. O exercício relaxa os músculos e ajuda a criança a se concentrar e a sentir-se calma.

5. Aprenda a respirar com o “chocolate quente”

Em um exercício similar, fale para o seu Jovem Padawan para fingir que está segurando a caneca de leite/chocolate quente. Diga-lhes para respirar profundamente para simular a inalação do aroma da bebida e, então, exalar profundamente como se estivessem soprando para esfriar o líquido. Mais uma vez, esta atividade tira a mente de uma criança das milhões de distrações ao seu redor, e ajuda-o a encaminhar sua atenção para aqui e agora.

6. Salve a lua

Esta pose de ioga pode ajudar as crianças a alongar-se antes da cama, permitindo-lhes relaxar com mais facilidade. De pé, tentem alcançar o teto juntos e respire profundamente. Então, expire e deixe seu corpo e seus braços balançarem para tocar o chão. Repita várias vezes.

7. Experimente o aperte e solte

Deitado confortavelmente em sua cama, seu filho deve apertar e segurar diferentes áreas de seu corpo, então faça uma grande exalação e solte essas partes. Comece com os músculos da cabeça e do pescoço e trabalhe até os dedos dos pés, até que todo o corpo esteja relaxado.

Imagens via https://www.shutterstock.com

Sair da versão mobile