Ícone do site Nerd Pai

A ciência descobriu a melhor idade para as crianças começarem a fazer tarefas domésticas

A ciência descobriu a melhor idade para as crianças começarem a fazer tarefas 1

Se você precisasse de um motivo para estabelecer um regime de tarefas domésticas com os seus filhos e filhas, a ciência está aí para te ajudar.

Pesquisas mostram que limpar a casa, tirar o lixo, lavar janelas ou qualquer outra coisa provoca uma sensação de autoconfiança, responsabilidade, empatia e respeito pelos outros – e quanto mais cedo você começar, melhor.

Um estudo com 84 crianças durante a pré-escola e depois com 10, 15 e 20 anos, descobriu que aqueles que começaram as tarefas aos 3 e 4 anos tinham maior probabilidade de ter bons relacionamentos, alcançar o sucesso acadêmico e ser auto-suficiente do que aqueles que começaram como adolescentes.

De acordo com Richard Rende, psicólogo do desenvolvimento em Paradise Valley, Arizona, e co-autor do livro Raising Can-Do Kids, fazer tarefas domésticas pode ser uma estratégia melhor para resultados sociais e acadêmicos a longo prazo do que qualquer atividade extra-escolar e até mesmos curriculares.

“Os pais de hoje querem que seus filhos gastem tempo com coisas que podem trazer sucesso, mas, ironicamente, paramos de fazer uma coisa que realmente tem sido um indicador comprovado de sucesso – e isso são as tarefas domésticas”

Richard Rende, psicólogo do desenvolvimento em Paradise Valley, Arizona

Realmente fazer com que eles façam suas tarefas é um desafio muito menos científico e prazeroso, mas aqui estão algumas coisas para manter em mente:

Fica a dica, pais e mães! Criem uma rotina e regras e coloquem seus Padawans para ajudarem em casa desde cedo.

Imagens via https://www.shutterstock.com


E venha fazer parte do meu Grupo no WhatsApp

E saiu o Grupo do Nerd Pai no WhatsApp: http://bit.ly/WhatsAppNerdPai

A ideia é que eu possa postar links interessantes e notícias, uma vez por dia, das mais diversas fontes.

Importante ressaltar que somente EU posso comentar no grupo. Assim fica uma forma a mais de vocês receberem meu conteúdo, já que o Facebook não ajuda.

Sair da versão mobile